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NÚMEROS DO
MERCADO DE
COACHING

Muitas pessoas no Brasil ainda não conhecem exatamente o Coaching e acabam confundindo e até mesmo deturpando o processo, misturando outros métodos como a autoajuda, a terapia, o processo de mentoria e até mesmo a consultoria. É extremamente importante ressaltar que o Coaching tem seu foco em 100% na solução, trabalhando o que o indivíduo ou empresa precisa fazer no presente e no futuro para alcançar seus objetivos traçado.

Mesmo que exista essa confusão sobre o que realmente é o processo de Coaching, cada dia mais, essa metodologia tem sido aceita e utilizada no Brasil. E isso se dá pelos resultados efetivos que essas pessoas têm obtido.

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Coaching da SLAC® Coaching - Sociedade Latino Americana de

Coaching fez um levantamento dos profissionais formados em Coaching na entidade e também dos que mais procuram apoio no processo. Em ambos os casos destacaram-se os psicólogos e os administradores.

Entre os que concluíram o curso de Formação em Coaching na SLAC® Coaching, 22,3% são psicólogos e 16,7% administradores. Em seguida, aparecem profissionais de educação física (13,5%), publicitários (9,5%), médicos (7,5%), economistas (6,9%) e jornalistas (6,7%).

A ordem é a mesma na relação de profissionais que procuram ajuda no Coaching. O fato de administradores que atuam na área de exatas estarem atrás apenas de psicólogos tem uma explicação, de acordo com Sulivan França, presidente da SLAC® Coaching.

imagem de crescimento

AUMENTO DA BUSCA
POR RESULTADOS
CRESCE A CADA DIA

Como já é visto, a sociedade atual busca a cada dia motivos para as suas ações, fazendo com que estes motivos estejam de acordo com o que elas desejam alcançar.

Todas as pessoas do mundo têm uma meta, independente de qual seja ela, como melhorar a sua qualidade de vida, melhorar seus relacionamentos e a comunicação com o próximo, mudar de carreira ou conquistar uma ascensão profissional, planejar a sua vida financeira, etc.

Essa busca por resultados efetivos tem sido cada dia mais frequente, fazendo com que as pessoas busquem métodos que tragam uma percepção de ganho muito grande.

E por trazer resultados reais e concreto, o Coaching tem sido buscado cada vez mais no mercado, por trazer em sua metodologia algo tão incrível e poderoso que faz com que as pessoas saiam da zona de conforto que estão e comecem a dar passos largos em direção aos seus objetivos. O Coaching não trabalha questões do passado, pois está focado em solução, no presente e no futuro e quais comportamentos e ações o indivíduo precisa ter e tomar para chegar ao seu estado desejado.

72% dos brasileiros estão insatisfeitos com seus trabalhos

No Brasil, em uma pesquisa feita recentemente, foi constatado que 72% dos brasileiros estão insatisfeitos com seus trabalhos. Nesse mesmo levantamento, foi identificado que 86% das pessoas que traçam metas não alcançam, e os motivos são diversos, como medo de errar, falta de planejamento, procrastinação, etc.

Essa porcentagem pode ser muito maior se formos relacionar outros países, o que daria um número alarmante!

O Coaching faz com que as pessoas conheçam o seu verdadeiro “eu”, o que significa que entrarão em um profundo processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Das pessoas que buscam a SLAC® Coaching, 97,8% alegam se interessar pela metodologia Coaching para promover o autoconhecimento. Apenas 2,2% desejam se tornar profissionais da área.

De 2.500 clientes, 83,7%  decidem fazer do Coaching a sua profissão

Após as formações, foi constatado que entre os anos de 2014 a 2018, dos 2.500 clientes questionados, 83,7% alegaram que após conhecerem a eficácia da metodologia, tomaram a decisão de fazer do Coaching a sua profissão.

Os resultados trazidos pelas pessoas a partir do contato com o processo de Coaching foram descritos em quatro pontos-chave: autoconfiança, relacionamento, comunicação e produtividade.

Desses quatro pontos, as pessoas descreveram como eram suas performances antes do processo de Coaching e após se emergirem no processo de desenvolvimento com a SLAC® Coaching.

O QUE VOCÊ GANHA COM O COACHING?

Você passará a ter comportamentos mais concretos para conquistar o sucesso pessoal e profissional tão desejado

Passará a se relacionar melhor com as pessoas e ter uma comunicação mais clara e objetiva

Você ganhará confiança para ajudar as pessoas a mudarem e tornarem-se pessoas melhores, de modo que conquistem o que desejam, como, por exemplo, metas, sonhos e objetivos

Com o Coaching você será muito bem remunerado e terá flexibilidade de horário, podendo atuar até mesmo online, podendo até dobrar (ou quem sabe triplicar) seus ganhos financeiros

QUAL TRABALHO É DESENVOLVIDO NO COACHING?

Definição e planejamento de negócios

Definição e/ou planejamento de carreira

Equilíbrio entre negócios e vida pessoal

Ações pontuais para resolução de situações difíceis

Alcance do desempenho máximo no trabalho

Gestão de negócios ou de problemas pessoais

Tomada de decisões importantes

Estruturação de projetos e estratégias

Hierarquização de ações e projetos

Tomada de decisões importantes

Hierarquização de questões pessoais difíceis

Aumento da rentabilidade dos negócios

O PODER DO COACHING DENTRO
DAS EMPRESAS

A SLAC® Coaching promove em seus programas de Team Coaching resultados reais para seus clientes, tendo em vista as necessidades apontadas pela empresa contratada.

Em um período de 90 dias, uma empresa na área de construções e incorporações, em parceria com a SLAC® Coaching, adotou em seu modelo de gestão as estratégias traçadas dentro do programa de Team Coaching.

Em uma pesquisa enviada para 25 colaboradores, que tinha como principal foco compilar os resultados e o potencial de impacto para identificar a percepção dos liderados em relação a melhoria das práticas de gestão adotadas por seus líderes, foi constatado os seguintes resultados positivos:

% dos times se mostraram mais comprometidos com os resultados traçados
% de aumento no engajamento das equipes em relação aos últimos 3 meses
% de crescimento na visão estratégica dos times % de crescimento na visão estratégica dos times
%de aumento no quesito confiança nos líderes

Em outro programa de Team Coaching desenvolvido em parceria com a SLAC® Coaching para uma empresa brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, foi constatado os resultados a seguir:

% de aumento do planejamento eficaz das equipes
% de crescimento no engajamento e motivação dos times
% de crescimento na agilidade da entrega de tarefas
% de aumento na produtividade dos colaboradores nas atividades

EM OUTRAS PALAVRAS…

O Coaching te torna um líder capaz de ouvir e delegar!

Ao debruçar-se sobre a área de liderança, fica claro que muitos profissionais em posições de comando nas empresas ainda não desenvolveram a capacidade de ouvir e de delegar. Alguns deles ainda demonstram acreditar que o ato de falar é bem mais importante do que o de escutar. Porém, vive-se em uma sociedade em que o conceito de liderança vem substituindo de forma gradativa a noção de simples gerenciamento.

Ao pensar em um líder genuíno, naturalmente, trata-se de alguém com várias habilidades para seguir à frente de um grupo de pessoas de uma forma inspiradora.

Liderança, no entanto, é algo construído com base em relações pessoais. E, para ter um bom relacionamento no ambiente corporativo, torna-se fundamental o desenvolvimento da capacidade de escuta atenta. Estabelecer relacionamentos de confiança sem ouvir e compreender as pessoas é algo absolutamente impossível. Nesse aspecto, a escuta atenta é a capacidade que a pessoa na posição de líder possui para se concentrar na fala, nas expressões e no comportamento daqueles que ela lidera.

Aprimorar as habilidades para uma escuta atenta é a melhor maneira de um líder desenvolver os integrantes da equipe que trabalha com ele. Por meio dessa ferramenta poderosa, o líder saberá como extrair as melhores capacidades, ajudará a descobrir onde querem chegar e quais competências profissionais ainda serão necessárias desenvolver para gerar os melhores resultados para a empresa.

DADOS ALARMANTES DE PESSOAS QUE PRECISAM DE AJUDA

Imagem de duas alianças dentro de um coração quebrado

A cada três casais que se unem no Brasil, um assume como resultado o divórcio

Nos últimos três anos, somente no Brasil, 341 mil empresas fecharam as portas

Imagem de duas alianças dentro de um coração quebrado
Imagem de duas alianças dentro de um coração quebrado

Um número alarmante de 60 milhões de brasileiros estão endividados

Aproximadamente 75% das pessoas estão infelizes em seus empregos atuais

Imagem de duas alianças dentro de um coração quebrado
Imagem de duas alianças dentro de um coração quebrado

96,7% das sociedades já tiveram em algum momento problemas de relacionamento

Cerca de 90% dos brasileiros nunca conseguem alcançar aquilo que desejam na vida

Imagem de duas alianças dentro de um coração quebrado

Esses são só alguns indicadores breves sobre o atual cenário dos brasileiros. E com a metodologia correta, todas as pessoas, inclusive você, podem ALCANÇAR METAS e MUDAR SEUS RESULTADOS!

O Coaching é uma metodologia que transforma vidas e isso já foi comprovado por mais de 37 mil pessoas que fizeram as formações na SLAC® Coaching!

Todas essas pessoas conseguiram, de forma espetacular, tirar seus sonhos do papel e transformá-los em realidade!

BENEFÍCIOS E VANTAGENS DO COACHING

Ao longo dos anos, a metodologia Coaching vem apresentando uma expansão crescente, contínua e consistente. Algumas pesquisas comprovam que 68% das empresas afirmam submeter seus executivos ao método de Coaching. Não faltam benefícios e vantagens para as empresas e os profissionais quando o Coaching entra em cena. Veja a seguir alguns dos principais motivos para a utilização do método:

Icone expansivo Aumento da produtividade

As empresas realmente bem-sucedidas sabem que maior produtividade e eficiência são fatores diretamente ligados à forma como os profissionais se sentem valorizados. Equipes com colaboradores desestimulados não conseguem performances notáveis e, consequentemente, seus resultados acabam igualmente comprometidos. Nesse sentido, o processo de Coaching busca compreender as raízes do sentimento de desvalorização de integrantes da equipe e do desestímulo para poder propor ações capazes de mudar isso.

Icone expansivo Desenvolvimento da inteligência organizacional

A inteligência organizacional é a principal responsável pela satisfação das necessidades de clientes, funcionários, fornecedores e sócios de uma empresa. Trata-se de uma maneira adequada de conciliar os interesses de todos os agentes envolvidos no papel de uma corporação. Ao mesmo tempo que obtém lucros, a companhia cumpre sua função social prestando serviços aos seus clientes, satisfazendo as necessidades dos colaboradores e exercendo seu papel de responsabilidade social. O Coaching é uma ferramenta poderosa para fortalecer a inteligência nas organizações.

Icone expansivo Assertividade do time

A assertividade é a capacidade de se posicionar de maneira objetiva, transparente, clara e direta. Para isso, porém, um grupo precisa, antes, saber o que quer, o que é esperado dele e que papel cada integrante deve desempenhar para alcançar o objetivo em comum. Tomar consciência e trabalhar a assertividade respeitando os limites de cada um é um grande desafio para qualquer time que busca atingir a maturidade. O processo de Coaching atua nas virtudes de cada um dos componentes de uma equipe para ganhos de assertividade.

Icone expansivo Foco na solução de conflitos

Conviver com as diferenças é uma das principais dificuldades no ambiente de trabalho, pois elas podem gerar conflitos como brigas, rivalidades e sentimentos negativos de competição, abuso de autoridade, fofocas, pessoas despreparadas para trabalhar em grupo. Em empresas, para se evitar conflitos desnecessários em equipe e que, claro, podem gerar prejuízos, é imprescindível que os gestores sejam empáticos e coloquem-se na posição da outra pessoa. Dessa forma, terá o outro ponto de vista, o que ajudará a compreender as razões que levaram a pessoa em questão a tomar a decisão que levou ao conflito. O Coaching traz técnicas valiosas para que times consigam aprender como ter foco na solução de conflitos.

Icone expansivo Redução no nível de estresse

O estresse é algo familiar para muitos profissionais. Derivado de uma série de fatores do dia a dia, o problema é um dos mais presentes na vida de pessoas no ambiente corporativo. Porém existem formas para conseguir lidar com o estresse de modo mais eficiente. Para isso, é preciso compreender as principais necessidades, as metas e os seus objetivos pessoais. Para ajudar a reduzir o estresse, o planejamento é um bom caminho, já que contribui para o direcionamento dos esforços e do tempo de maneira efetiva, evitando desgaste emocional. É nesse ponto que o processo de Coaching pode auxiliar indivíduos e empresas.

Icone expansivo Baixo absenteísmo

Situação que infelizmente ocorre com frequência no cotidiano de muitas empresas, o absenteísmo é a ocorrência exagerada de atrasos ou ausências no trabalho. Tal situação pode ser consequência direta de uma insatisfação com o emprego. No entanto, as faltas trazem consequências para todo o grupo e afetam os resultados de qualquer companhia. Por isso, o absenteísmo vem sendo alvo de atenções e preocupações de empresários, executivos e médicos do trabalho. Ao diagnosticar os motivos que explicam faltas e atrasos, o Coaching auxilia as empresas a reduzirem consideravelmente a existência desses problemas.

Icone expansivo Alta produtividade

As melhores performances e os resultados mais consistentes são obtidos por aqueles indivíduos e pelas equipes que têm os incentivos adequados e sentem-se reconhecidos e respeitados em seus anseios. Para que metas profissionais sejam alcançadas ou planos na esfera pessoal possam ser concretizados é preciso que o indivíduo tenha o bem-estar suficiente para conseguir enfrentar os diversos desafios que o separam de seus objetivos. É nesse cenário que o Coaching pode contribuir para que as pessoas consigam ampliar sua autoconsciência e seu autodesenvolvimento.

Icone expansivo Ganhos de performance

Alta performance é algo construído com a consciência, a perfeição e que envolve a totalidade do ser. Assim como um atleta desenvolve suas habilidades e mostra resultados considerados quase impossíveis pela maioria dos indivíduos, também é possível alcançar uma alta performance no campo empresarial. Buscar isso não é apenas um desafio que contempla o intelecto humano, mas, também, as suas emoções positivas. O Coaching leva o indivíduo a exercitar a liderança como um processo de forte impacto cultural porque vê a vida de uma forma diferente e apoia as pessoas para atingir o aprendizado e desenvolver um sentido para o que estão fazendo.

Icone expansivo Resultados na sua empresa

Coaching executivo, de negócios ou de desempenho pode ser simplesmente descrito como a tarefa de apoiar alguém no aprendizado para melhorar seu desempenho. Geralmente é uma atividade individual e não se trata de simplesmente dar instruções, vai muito além disso. Trata-se do trabalho de apoiar, mostrar, dar feedback, explicar e encorajar.

O processo de Coaching reconhece que a maior parte do desenvolvimento ocorre no trabalho e que, muitas vezes, o aprendizado real exige que uma tarefa ou um problema seja enfrentado. A técnica requer um contato regular e efetivo entre o coach e o cliente e o reconhecimento de que todo tipo de ocasião – desde uma mudança no trabalho do coachee até um projeto específico – pode exigir esse tipo de intervenção.

O Coaching também entende que o coachee já possui a grande maioria das respostas ou tem conhecimento dos fatos e o papel do coach é estimular esse conhecimento e a aprendizagem para permitir que o coachee desbloqueie isso e, assim, atinja seu verdadeiro potencial. Como treinador, líder ou gerente, pode ser tão simples quanto fazer uma única pergunta ao seu colega para que ele possa envolver seu cérebro e aprender. Muitas vezes, uma pergunta é tudo o que é preciso para o treinador ser inspirador.

OS SEIS PAPÉIS DE UM COACH EXECUTIVO

Em uma conferência internacional de Coaching, realizada na Itália, em 2003, o autor americano Robert Dilts fez uma célebre palestra intitulada "Do Treinamento para o Despertar". Nela, ele afirmou que o Coaching é o processo de apoiar outra pessoa a se apresentar no auge de suas habilidades.

Isso não pressupõe que as pessoas estejam fraquejando, pelo contrário, permite que elas identifiquem e desenvolvam suas forças. Assim, tal conceito parte da hipótese de que as pessoas têm as respostas e de que o papel do coach é apoiar as pessoas a superarem as resistências e interferências internas, dar feedback sobre o comportamento, além de dar dicas e orientações.

Dilts acrescentou, ainda, que um treinador desempenha cinco outras funções:

Guiar e Cuidar

Orientar é o processo de direcionar outra pessoa ao longo do caminho que leva do ponto em que ela está atualmente para onde ela quer estar, assim, proporcionando um ambiente seguro e de apoio, sem distrações desnecessárias ou interferências externas.

Ensino

Ensinar refere-se a apoiar uma pessoa a desenvolver habilidades e capacidades cognitivas e a ênfase está na aprendizagem. A concentração é na aquisição de habilidades gerais, e não no desempenho em situações específicas. Um professor apoia a pessoa no desenvolvimento de novas estratégias para pensar e agir.

Mentoria

Um professor instrui, já um treinador fornece feedback comportamental específico a fim de apoiar uma pessoa no sentido de aprender ou crescer. Mentores, por sua vez, guiam para que se descubra as próprias competências inconscientes, bem como fortalecem crenças e valores, muitas vezes, por meio de seu próprio exemplo.

Patrocínio

Patrocínio envolve a criação de um contexto no qual os outros podem agir, crescer e destacar-se. Patrocínio é sobre o desenvolvimento de identidade e valores fundamentais, despertar e salvaguardar o potencial dentro de outros. Envolve o compromisso com a promoção de algo que já está dentro de uma pessoa ou grupo, mas que não está sendo manifestado em sua capacidade máxima.

Despertar

O despertar vai além do Coaching, do ensino, da orientação e do patrocínio para incluir o nível de visão, a missão e o espírito. Um despertar coloca outras pessoas em contato com suas próprias missões e visões e, assim, o treinador precisa conhecer sua própria visão, missão e propósito.

Refletir

Este é o momento em que coach e cliente partilham aquilo que cada um reteve como mais importante durante a sessão entre tudo o que foi dito. Este momento é particularmente relevante e exige bastante do profissional, pois vai demonstrar, de uma forma bastante objetiva, que o coach esteve realmente presente, focalizado e escutando de forma atenta e de modo estruturado o que o coachee apresentou a ele.

Clarificar

Um bom ouvinte precisa mostrar com regularidade que está entendendo o que o outro interlocutor lhe diz. Ao pedir para que clarifique alguns aspectos, o coach está transmitindo ao coachee que está realmente escutando todos os pontos que estão sendo apresentados. Escutar simplesmente o conteúdo de uma conversa com um cliente não deve ser a meta do coach. O profissional deve ir muito além disso e entender o sentido do que está sendo transmitido a cada encontro com o coachee. Ouvir o real significado de uma conversa é escutar de maneira inteligente.

Sintetizar

Ao longo de todo o processo de Coaching, o profissional deve saber encontrar os momentos ideais para pedir ao cliente que sintetize o que já disse. Dessa forma, evita-se que o coachee se prolongue em detalhes ou que se aborreça ao ter de ficar repetindo. Em paralelo, o coach também poderá aferir quais são os aspectos que o cliente mais quer valorizar. A tarefa de sintetizar é como dar uma lupa ao cliente e pedir que encontre, entre todas as informações que ele próprio apresentou, aquilo que mais valoriza.

Encorajar

Um coach deve ser capaz de emitir sinais verbais e não verbais durante todo o processo de Coaching, mostrando de maneira constante ao seu cliente (coachee) que está verdadeiramente envolvido com aquilo que ele quer transmitir. Sinais que vão desde acenos de cabeça, leves sorrisos e uma postura corporal adequada até indicações verbais, como “ok” ou “ahã”. Tudo aquilo que se constitui de forma genuína e é sinal de encorajamento deve ser treinado e aplicado pelo profissional para favorecer um bom desempenho no processo de Escuta Estruturada.

Nesse sentido, algumas perguntas ou frases também podem ser preparadas pelo profissional para transmitir um ambiente de encorajamento ao cliente, tais como: “Valorizo muito que esteja compartilhando essa situação comigo.” “Tem mais algum detalhe que queira acrescentar?”

COACHING PARA TODOS

A metodologia Coaching pode ser utilizada em todas as áreas da sua vida e, por ser tão versátil, foi subdividida de acordo com as necessidades das pessoas:

Pessoal

Indicado para quem tem como objetivo sentir-se mais feliz e realizado.

É um processo voltado para quem busca melhorar a qualidade de vida ou planejá-la!

Também auxilia a pessoa para alcançar metas diversas, por exemplo: viajar, mudar comportamentos para ter hábitos mais saudáveis e ter novo emprego, entre outros.

Empresarial

As empresas, de modo geral, almejam alavancar resultados. E o Coaching pode auxiliá-las nisso através de resultados efetivos! Com o Coaching Executivo, gestores e líderes podem desenvolver seus funcionários para que tenham uma performance aprimorada em prol da companhia.

Determinar sua carreira

Muitas pessoas, em algum momento da vida, sentem que está no momento de mudar de carreira.

Por meio das ferramentas e técnicas de Coaching, esse indivíduo terá auxílio sobre o caminho a seguir em sua vida, assim como ter a profissão que deseja.

Com o Coaching de Carreira você irá acessar seus mais profundos recursos internos para descobrir como ter aquela sensação de sucesso profissional em pauta na sua vida.

Seja o líder que seu funcionário admira

O processo de Coaching também tem uma ramificação que trabalha a área e liderança. Através de dicas para desenvolver perguntas estratégicas, feedback assertivos e empatia, nesse método de ensino, a pessoa sai um líder nato, preparo para ser 100% efetivo e cativante para a equipe.

Organizacional

Pouco conhecido no Brasil, o Coaching Organizacional foi elaborado para o desenvolvimento de pessoas e a gestão de mudanças. Este processo almeja a harmonia dos aspectos culturais da organização com ações e objetivos concretos e mensuráveis, com mudança de processos, gestão, políticas, aspectos culturais, etc.

O foco do Coaching Organizacional é a empresa, não o indivíduo.

Potencialize o seu time

Desenhado para o treinamento e o aperfeiçoamento de equipes, o Team Coaching desenvolve e maximiza o desempenho do grupo. Para tanto, desenvolvendo uma meta que deve ser alinhada ao cenário, à cultura e aos valores da organização, bem como planejada com o modelo de competências.

Quem trabalha com administração tem muito interesse, especialmente, pelo Leader Coach, que é extremamente eficaz para o desenvolvimento das competências.

- Sulivan França

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