Cada pessoa tem a sua vocação e habilidade de acordo com a tarefa a ser realizada, por isso todas são igualmente importantes.

Transforme sonhos em realidade

O maior erro, no entanto, é colocar vários profissionais com vocações diferentes para executarem a mesma atividade e cobrar de todos que executem a ação com a mesma eficácia, obtendo os mesmos resultados. Muitas vezes, o departamento de recursos humanos seleciona um trabalhador que não corresponde às expectativas ainda no período da experiência, fruto de uma seleção malfeita, porque quem o selecionou, encaminhou para desempenhar uma função diferente da sua vocação.

O perfil DiSC

Para evitar erros como esse, as empresas estão utilizando a metodologia DiSC para determinar o perfil comportamental de cada funcionário e adequar as funções para aqueles que se sentem melhor ao desempenhá-las.

DiSC é a sigla com as iniciais de cada um dos quatro tipos de perfis que servem de base para o comportamento humano: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Essas palavras podem variar conforme a metodologia analisada, mas possuem o mesmo significado se realmente forem metodologias sérias pautadas nas ideias do teórico William Marston.

O objetivo do DiSC é examinar o comportamento dos indivíduos em um determinado ambiente.

As tendências básicas do comportamento

Dentro de cada indivíduo existem variados graus dos quatro perfis, nenhum é melhor ou pior que o outro, mas cada um dos tipos é mais adequado para determinada situação.

D - Dominância

A dominância, por exemplo, define as pessoas ativas ao lidar com problemas e desafios, costumando ser diretas, exigentes e determinadas em seus objetivos.

i - Influência

A influência está relacionada às pessoas que utilizam o poder da comunicação, gostam de conversar e sabem persuadir o próximo de forma amistosa, enquanto a estabilidade define as pessoas que buscam a segurança e não gostam de mudanças súbitas, sendo pacientes, gentis e calmas.

S - Estabilidade

Uma pessoa com elevado índice de estabilidade e baixo nível de dominância tende a se estressar atuando em cargos de chefia, enquanto alguém com alta dominância e baixa estabilidade pode ter dificuldades para acatar ordens.

C - Conformidade

A conformidade, por sua vez, é a característica das pessoas disciplinadas, precisas e analíticas, que buscam o perfeccionismo.Contudo, na mente humana, tudo é relativo e a pessoa pode dosar os perfis dentro de si para cada uma das situações, aperfeiçoando e evoluindo seu jeito de ser.