Se você quer desenvolver empatia, deve adotar uma postura que busque maior aproximação das pessoas, sem necessariamente ‘puxar o saco’ delas. Você não precisa ser fã de ninguém, mas sim respeitar o próximo, exatamente como gosta de ser respeitado.

O respeito é o primeiro passo para te aproximar das outras pessoas e aumentar a probabilidade delas gostarem de você. Ser flexível e disponível para conversar também é fundamental, principalmente quando ouvir o que o outro tem a dizer, ao invés de dar atenção somente quando tem algo a dizer.

O autocontrole é outro aspecto muito importante. Ponha-se no lugar do outro para compreender seus sentimentos e, dessa forma, seja capaz de lidar com pessoas mais explosivas, sem perder as estribeiras.

Ao ser tratado com rispidez ou agressividade, imponha-se de maneira firme, mas com atitudes inteligentes, utilizando um tom de voz moderado para desestabilizar o provocador. Entenda que seu equilíbrio emocional se mantém estabilizado quando você exercita a capacidade de afeição e interesse pelo próximo. Com isso, também se tornará uma pessoa melhor na esfera profissional.

Crie afinidades naturalmente

As pessoas podem utilizar várias atitudes para estimular a empatia entre os integrantes de uma equipe.

O coach executivo e de liderança Ricardo Lopes salienta que, ao ouvirmos e observarmos pessoas de diferentes perfis com quem trabalhamos, aperfeiçoamos nosso dom natural de criar afinidades.

O ideal é interagir sem pré-julgamentos com os colegas, motivando diálogos que evidenciem o interesse em percebê-los nas suas capacidades e limitações.

As qualidades devem ser enfatizadas.É importante destacar que a empatia acontece em várias circunstâncias, como por exemplo, quando fazemos um elogio sincero para uma pessoa e ela se orgulha. Também surge quando fazemos gentilezas para além da obrigação, seja por amizade ou consideração a alguém, ou compartilhamos interesses comuns, tanto de natureza social quanto profissional.

Praticar empatia é essencial para se estabelecer uma convivência saudável e amistosa, pois ela é considerada a verdadeira inteligência emocional em uso, indispensável para o sucesso nos relacionamentos.

E-book Comportamento

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!