O gestor de recursos humanos tem atribuições que vão além de administrar, lidar com resultados ou acompanhar o desenvolvimento das rotinas do departamento.

Ele precisa acompanhar o desenvolvimento do negócio, suprir a empresa de recursos humanos competentes e capazes de fazer com que a organização atinja seus objetivos estratégicos. Para isso é necessário contratar, treinar e capacitar as pessoas para exercerem as suas tarefas, e ao final de cada mês será necessário remunerá-las pelos seus serviços.

A importância do capital humano

Segundo o administrador Elton Silveira Soares, que começou a trabalhar com RH a partir de 1982, o capital humano deve ser mobilizado para fazer com que a empresa conquiste uma situação de destaque e perene no seu mercado de atuação.

Hoje, diante de um mercado globalizado e competitivo, é preciso estar atento às tendências e modismos, fazendo a leitura destes cenários, desvendando oportunidades, encarando desafios, inovando, descobrindo e retendo talentos dentro da organização.

Os predicados do gestor de RH

O gestor de RH deve ter diferentes predicados.

Precisa fazer funções de engenheiro e arquiteto, participando de projeto, construção ou reforma do prédio que abrigará a administração da empresa. É também um hábil assistente social, atento às necessidades dos colaboradores, fazendo-se presente nos momentos de angústia e aflição, providenciando e garantindo todos os recursos necessários para cada situação.

Deve, inclusive, ser advogado e juiz, pessoa com pulso forte que interage e negocia com associações de classe. Também se preocupa com a segurança, não só a física e a saúde das pessoas, mas também a segurança patrimonial.

A importância dos recursos humanos

Muitas das atribuições do RH não são vistas e, portanto, não reconhecidas, mas precisa contar com uma equipe coesa e competente que façam as coisas fluírem.

Essas pessoas são aquelas que fazem do RH uma máquina perfeita, com suas engrenagens funcionando em perfeita harmonia, que contribui de forma eficaz, garantindo que as necessidades da organização sejam atendidas.

Confira também nosso artigo sobre os benefícios da metodologia coaching para área de recursos humanos.