Já não é mais segredo que a linguagem corporal confiante é um fator primordial para o sucesso, tanto em um processo de recrutamento e seleção, quanto em uma alguma negociação. Após algumas dicas, você poderá começar a transmitir mais equilíbrio.

Manter as pernas e os ombros alinhados, pés a cerca de 4 a 6 centímetros de distância entre si e o peso distribuído igualmente sobre as duas pernas. Com isso, você inspira confiança, além de se mostrar receptivo ao que é falado. Também parece grande, independente da altura. Nunca fique numa posição submissa, com pernas e mãos cruzadas ou pressionando o peso no quadril.

O Hábito de Falar com as Mãos

Algumas pessoas tem o hábito de falar com as mãos, mas é preciso cuidado.

Apontar o dedo para o rosto de alguém pode soar agressivo, transmitindo intimidação. Para evitar isso, opte por falar com a palma da mão aberta, mantendo os dedos juntos.

A famosa mão na cintura, utilizada por muitas pessoas pode transparecer arrogância. Cruzar as pernas deve ser evitado.

Para uma mulher com vestido muito apertado, por exemplo, essa postura revela curvas e projeta uma imagem muito sexy. Para um homem, se a bainha da calça for curta e a meia estiver franzida, mostrará a perna. Além disso, essa postura é ruim para a circulação, por aumentar a pressão sobre as veias.

Conheça também: Persuasão e Oratória

Conhecendo as Expressões Faciais

Outra dica é controlar as expressões do rosto, por isso é importante você conhecê-las bem.

Algumas pessoas possuem semblante sisudo, que não reflete as emoções, isso pode espantar os outros, por transparecer mau-humor ou rispidez. Por isso preste atenção aos comentários das pessoas próximas a você, sobre a sua expressão.

Se você vive de cara feia, tente relaxar os músculos faciais ou sorrir mais vezes quando conhecer novas pessoas. O segredo é não deixar sua linguagem corporal minar relações promissoras, nos negócios e na vida pessoal.

Uma pessoa que não tem contato visual com sua interlocutora, por exemplo, está transparecendo falta de interesse na conversa. Ou uma pessoa que se mantém de braços cruzados enquanto dialoga, apresenta-se numa postura defensiva, revelando insegurança.

Outro tipo de mensagem da linguagem corporal é a distância entre as pessoas que conversam, podendo indicar tanto aproximação como a tensão existente entre ambas.

E-book Comportamento

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!