Algumas pessoas nascem com a capacidade de liderar e exercem tal função com muita facilidade no decorrer de suas vidas.

Transforme sonhos em realidade

Outras trabalham esse lado de sua personalidade para obter o reconhecimento de líder.

Essa capacidade não é apenas um atributo do indivíduo, mas sim algo que envolve todo um processo social.

O Papel de um Líder

A pessoa que desempenha o papel de líder tem o poder de influenciar o comportamento de um ou mais liderados, essa capacidade se relaciona com a persuasão e influência que por sua vez está intimamente ligada à capacidade de construir bons relacionamentos. Essa influência pode ser tanto positiva, quanto negativa, só dependerá das intenções do líder.

O líder que se propõe a cumprir sua missão e influenciar positivamente as pessoas que o cercam, age de maneira a incentivar seus liderados a serem grandes e pensarem grande.

Esse mesmo líder acredita nos seus seguidores, ouve, entende e os ajuda a crescer. E mais, passa adiante essa grande dádiva de serem influenciadores positivos. E assim nasce um ciclo de pessoas altamente capazes de fazer diferente.

O Bom Líder

Para que se tenha a habilidade de influenciar pessoas positivamente, é importante que o líder tenha consistência de caráter exemplar, seja bem-humorado, utilize sua comunicação de forma honesta, tenha autoconfiança, seja transparente em seus valores, tenha humildade, ajude os demais do grupo, cumpra suas promessas, aprenda a servir e encoraje a participação de seus liderados, fazendo-os perceber sua importância para a equipe.

O bom líder sabe que um discurso bem feito tem o poder de influenciar, motivar e mudar muitas coisas e por isso não precisa recorrer a opressões e coações. Assim como a liderança pode ser aprendida e desenvolvida, o líder também poderá desenvolver sua habilidade de influenciar positivamente as pessoas que estão ao seu redor.