Escrito por Sulivan França - 08 de Maio de 2019

PNL? PNL... PNL? Provavelmente, alguma vez na vida você já se deparou com essas três letrinhas. Isso é bastante fácil de ocorrer, uma vez que não faltam livros, artigos, vídeos, sites, blogs, páginas em redes sociais e podcasts, entre muitos outros conteúdos em diversos formatos, que abordam o assunto. E tudo isso está aqui e ali, espalhado pelo universo.

Mas, afinal, qual é o real significado da Programação Neurolinguística. Acredite, entender plenamente do que se trata essa técnica e como ela surgiu é o primeiro passo para utilizá-la como uma poderosa ferramenta de transformação para sua vida profissional e pessoal. 

O QUE É?

A Programação Neurolinguística (PNL) pode ser definida como a arte e a ciência da excelência, ou seja, das qualidades pessoais. Também se trata de uma ciência, pois utiliza métodos e processos para determinar os padrões que as pessoas usam para obter resultados excepcionais naquilo que fazem.

Pessoas pesquisando sobre PNL

Esse processo leva o nome de modelagem. A Programação Neurolinguística é uma ferramenta que ensina a entender e a modelar nossos sucessos, para que possamos repeti-los de forma prática. É uma análise que diferencia um resultado excepcional de um médio. 

Por outro lado, apresenta uma série de técnicas extremamente eficazes que podem ser usadas nos campos da educação, da terapia e no mundo profissional. Mas como isso tudo começou?

ORIGENS

O nascimento da Programação Neurolinguística foi em Santa Cruz, cidade costeira da Califórnia (EUA). Foi neste cenário, em 1972, que os trabalhos de John Grinder e Richard Bandler, na Universidade da Califórnia, criaram os alicerces da PNL. Enquanto Grinder era professor-assistente do Departamento de Linguística da universidade, Bandler estudava psicologia no campus.

De início, a dupla de pesquisadores se debruçou sobre o trabalho de três terapeutas: Milton Erickson, um hipnoterapeuta com reconhecimento mundial; Fritz Perls, um psicoterapeuta com técnicas consideradas inovadoras e fundador da escola terapêutica Gestalt; e Virginia Satir, uma terapeuta familiar reconhecida pela capacidade de solucionar relacionamentos familiares difíceis. A ideia original de Grinder e Bandler era identificar os padrões utilizados pelo trio de terapeutas, com o objetivo de ensiná-los para outras pessoas.

Neste sentido, nenhum dos dois estavam preocupados em estabelecer teorias, mas, sim, elaborar modelos de terapia que funcionassem na prática e pudessem ser ensinados. Erickson, Perls e Satir eram terapeutas com personalidades bastante distintas, mas utilizavam alguns padrões que eram semelhantes, embora isso não estivesse explícito e não fosse tão simples de identificar.

O ousado trabalho desenvolvido por Grinder e Bandler foi o de reelaborar tais padrões e estabelecer um modelo de estilo que fosse ao mesmo tempo claro, mas que também tivesse a capacidade de proporcionar comunicação eficaz, mudança na vida pessoal, aprendizagem mais rápida e melhor maneira de usufruir a vida de modo a atingir melhores resultados. 

A partir desses pontos embrionários, a PNL passou a se desenvolver em duas direções que a ampliaram e complementaram. O primeiro, como um processo de descoberta dos padrões de excelência em qualquer campo ou área de atuação. E o segundo, como uma demonstração de maneiras eficientes de pensar e de se comunicar, usadas por algumas pessoas com desempenhos considerados excepcionais.

OS BENEFÍCIOS DA PNL
Mulher descobre os benefícios da PNL

Com as técnicas de PNL você será capaz de desbloquear sua mente, atingir metas e objetivos, irá trabalhar a sua inteligência emocional o que contribuirá para o seu desenvolvimento humano, livrando você de crenças limitantes e medos que lhe impedem de realizar grandes projetos e ter qualidade de vida. 

Ao conhecer os métodos da PNL aliadas ao foco que irá desenvolver, você terá uma série de ferramentas para usar na sua vida e alcançar seus objetivos, de ter uma rotina de pensamentos mais saudável, permitindo que consiga lidar conscientemente com seus bloqueios para o sucesso.

Aprender os conceitos da PNL é compreender como transformar problemas em oportunidades de aprendizado, dar poder em sua maneira de se comunicar expressando de forma mais clara e objetiva seus pensamentos, acelerar seu processo de aprendizagem e muito mais.

MUNDOS MAPEADOS E FILTRADOS

Cada pessoa utiliza seus sentidos da forma que achar melhor. O resultado disso são infinitas possibilidades de impressões sensoriais, das quais o indivíduo é capaz de perceber somente um ínfimo pedaço. Tal parte que ele pode captar é filtrada por suas experiências pessoais.

O universo é tão vasto, abundante e complexo que o ser humano precisa simplificá-lo para poder dar-lhe sentido. Por isso, é como se elaborasse um mapa. É assim que a pessoa percebe o mundo. Em mapas as informações são selecionadas, algumas são incluídas, enquanto outras são excluídas. 

Entendendo a PNLAprendendo sobre a PNL

As pessoas prestam atenção aos aspectos do mundo que lhe interessam e ignoram outros. Imagine que um pescador, um surfista e um ambientalista parem na areia de uma praia, diante de um oceano, olhando as ondas. Suas experiências serão bastante diferentes. Cada um dos três irá observar aquilo que lhe interessa.

É preciso entender que nossas crenças funcionam como filtros, nos levando a atuar de um determinado modo e a dar mais atenção a algumas coisas do que a outras. Nesse sentido, a PNL também se apresenta como uma espécie de filtro, já que nos oferece um modo de pensar sobre nós mesmos e sobre o mundo.

4 ESTÁGIOS DA APRENDIZAGEM
Comemorando a aprendizagem com a PNLSite da Harvard University

A aprendizagem é algo que pode ser dividido em quatro estágios. Primeiro, existe a incompetência inconsciente. Tal estágio ocorre quando alguém não sabe fazer algo e nem sequer sabe que não sabe. 

Em segundo o estágio de incompetência consciente: é quando a pessoa está em um momento de desconforto, mas, ainda assim, procura conhecimento. 

Além desses, tem o estágio da competência consciente. O indivíduo consegue desenvolver suas atividades, mas precisa de muita concentração, já que aprendeu a técnica, no entanto ainda não a domina.

Por fim, ele chega à competência inconsciente, que é o objetivo do empenho das pessoas. Todos os pequenos padrões que o indivíduo aprendeu com tanto esforço juntam-se em uma harmônica unidade de comportamento.

Após um treinamento prolongado, é possível conseguir atingir este quarto estágio e formar hábitos. Neste instante, a habilidade tornou-se inconsciente. Entretanto, nem sempre os hábitos são a maneira mais eficiente de se fazer uma tarefa. Os filtros pessoais podem fazer com que o indivíduo perca algumas informações essenciais para chegar à competência inconsciente.



Desta forma, os quatro estágios da aprendizagem são:

1. Incompetência inconsciente.

2. Incompetência consciente.

3. Competência consciente.

4. Competência inconsciente.

Em que desaprender significa ir do estágio 4 para o 2. Já reaprender ocorre quanto se vai do estágio 2 para o 4, com mais opções.

OBJETIVOS

Como vimos, tudo começa pelos objetivos que desejamos atingir. Quanto mais programarmos nosso cérebro para procurar e perceber possibilidades, maior probabilidade teremos de obter aquilo que almejamos. Portanto, para viver da forma como desejamos precisamos saber o que queremos. 

Mas, como saber exatamente o que desejamos? A resposta para essa questão passa por criar um objetivo. Existem diversas regras para se fazer isso, para que o indivíduo disponha das melhores chances de sucesso. Na linguagem da PNL, deve-se escolher um objetivo bem formulado.

PNL E LINGUAGEM CORPORAL

A PNL também ajuda no desenvolvimento da capacidade para reconhecer e reagir à forma de comunicação não verbal ou linguagem corporal. Aplicar a PNL, seja para se comunicar habilmente ou para desenvolver bons relacionamentos, depende de uma boa capacidade de reconhecer a comunicação não verbal.

O comportamento pode ser definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico de um ser humano, animal ou objeto, mediante suas interações com o ambiente ao seu redor.

Sendo a maneira de se comportar, reagir, portar-se ou proceder das pessoas estimuladas com relação ao que ocorre ao seu redor, o indivíduo que tem controle sobre a PNL certamente consegue intervir com mais facilidade na sua linguagem corporal, obtendo respostas emocionais e comportamentais positivas. Com isso, pode alterar padrões que limitam seu crescimento pessoal ou profissional de forma rápida e sem grandes esforços.

Existem diversos modos de comportamento, que variam conforme as circunstâncias em questão. O comportamento consciente é aquele que se realiza na sequência de um processo de raciocínio. Portanto, acaba sendo o foco de atuação da PNL, facilitando o convívio diário interpessoal, seja em âmbito pessoal ou profissional.

4 FORMAS PARA SE LIVRAR DOS ANSEIOS

1. Compreenda do que tem medo

A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir do que tem medo e como ele surgiu, se foi a partir de uma situação traumática, causando a perda da sua confiança ou autoestima. É preciso que entenda a causa do problema para trabalhar em torno dele.

2. Pensamentos negativos

Quais pensamentos você tem que impactam negativamente sua vida? Essa pergunta deve ser muito refletida para que comece a ir mais a fundo no seu problema, entendendo todos os pensamentos inconscientes que estão bloqueando seus resultados.

3. Pensamentos positivos

Ao detectar os pensamentos negativos, comece a trocá-los por pensamentos positivos para afirmar a sua vontade de se livrar dos seus anseios. Pode parecer uma tarefa sem sentido, mas ao modificar a forma como pensa, você estará reprogramando a sua mente com coisas fortalecedoras, fazendo com que pense em coisas que te guiem para o sucesso.

4. Enfrente seus anseios

Agora que você já sabe a causa do seu medo, os pensamentos negativos que são gerados e a troca deles por pensamentos fortalecedores, é hora de ir além e enfrentar esses anseios de frente. Veja os seus anseios como uma oportunidade de CRESCIMENTO e SUPERAÇÃO!

E-book PNL

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!