Você já leu livros de PNL (Programação Neurolinguística)?

Há algumas obras fantásticas, capazes de dar a você uma nova perspectiva de vida.

Pode estar aí uma oportunidade perfeita de se livrar das crenças limitantes, que hoje prejudicam ou até impedem a realização de seus objetivos, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Neste artigo, vamos destacar alguns dos melhores livros de PNL e também apresentar as razões para você começar a ler hoje mesmo.

Quer alcançar a sua melhor versão?

Então, não deixe de acompanhar este artigo até o final.

Boa leitura!

5 LIVROS DE PNL PARA COMEÇAR A LER HOJE MESMO

A programação neurolinguística é uma ferramenta de desenvolvimento humano extremamente eficaz.

Ela permite alcançar as mudanças comportamentais para realizar objetivos a partir de estratégias mentais, programando o cérebro para direcionar nossas experiências a novos e desejados resultados.

Mas, para avançar no conceito, poucas formas são tão eficazes quanto à leitura.

É por isso que apresentamos na lista abaixo 5 livros sobre PNL que você deveria ler.

Por que não começar hoje mesmo?

1. PODER TEM LIMITES (TONY ROBBINS)

Expõe os conceitos da PNL de forma prática e direta, com dezenas de exemplos, exercícios, diagramas e histórias de sucesso.

O leitor pode facilmente aplicar as técnicas de PNL em sua vida. 

Tony Robbins é trainer de PNL, considerado como um dos responsáveis pela popularização da programação neurolinguística no mundo.

2. PODER  ILIMITADO, UMA ESCOLHA NEGRA (TONY ROBBINS e JOSEPH MCCLENDON III)

O livro mostra conceitos e histórias de pessoas negras de sucesso, que superaram vários obstáculos e hoje são consideradas modelos de inspiração.

O próprio McClendon III conta sua história pessoal, falando sobre os desafios que precisou superar por ser negro.

Com isso, serve de exemplo para qualquer pessoa, independente da cor da pele.

3. COACHING DE PNL (MIGUEL ÁNGEL LEÓN)

Destaca o processo de autocoaching a partir de uma perspectiva prática, dentro de um marco conceitual no qual integra criativamente a PNL com princípios do Tao e do Zen.

A publicação inclui um DVD.

4. O TEMPO, A PNL E A INTELIGÊNCIA EMOCIAL (JOSÉ MARÍA COSTA)

Mostra 120 problemas habituais e suas possíveis soluções com a ajuda da PNL e da inteligência emocional.

Assim, ensina como as pessoas podem fazer melhor uso do cérebro.

5. O PODER DAS METÁFORAS (SALVADOR CARRION)

O autor se refere especificamente às técnicas de programação neurolinguística que utilizam metáforas transformadoras, com o objetivo de obter uma aprendizagem efetiva.

POR QUE LER LIVROS DE PNL?

A neurolinguística é um campo da ciência que estuda a elaboração cerebral da linguagem. Portanto, quando exploramos o universo da PNL, passamos a entender como ajustar comportamentos e a utilizar melhor o nosso cérebro.

Há diferentes formas de buscar esse conhecimento. Entre elas, o livro sempre se posiciona de modo eficaz para dar início a um processo de transformação.

A leitura é um exercício valioso e que proporciona muitos benefícios para a nossa mente. Dentre eles, o desenvolvimento da concentração e da compreensão podem ser notados. 

Portanto, nada melhor do que aprender sobre PNL com uma atividade que estimula o nosso cérebro, certo?

Os livros sobre PNL atribuem os conceitos importantes sobre o tema. Alguns deles contam histórias de superação que provocam a reflexão e a inspiração.

O processo de leitura dessas obras ainda estimula a imaginação e a criatividade. Além disso, facilita o entendimento de diferentes aspectos sobre um mesmo assunto e viabiliza o alcance de novas experiências e vivências práticas.

Então, se você busca o desenvolvimento pessoal ou profissional de um modo prazeroso e enriquecedor, pode mergulhar nos livros que selecionamos e fazer dessa experiência o seu ponto de partida rumo à concretização dos seus objetivos pessoais e profissionais.

O QUE A PNL PODE FAZER POR VOCÊ?

Um dos principais focos da PNL são as crenças limitantes. Ou seja, pensamentos negativos e sabotadores, os quais, na maioria das vezes, dão origem aos bloqueios para alcançarmos o sucesso desejado.

As técnicas utilizadas na programação neurolinguística servem de estímulo a comportamentos emocionais e comunicacionais direcionados à obtenção de respostas positivas e favoráveis, o que contribui para a conquista dos nossos objetivos.

Portanto, esse processo pode ser aplicado quando se busca a excelência em qualquer assunto ou área da vida. 

Entretanto, a PNL é comumente mais utilizada para promover o autodesenvolvimento e o crescimento pessoal e profissional. 

Uma das vantagens de realizar o processo está na compreensão dos propósitos e na capacidade de traçar objetivos claros. 

Com algumas ferramentas, pode-se exercitar uma visualização do futuro, permitindo que o indivíduo mantenha o foco, o comprometimento, a motivação e a confiança para atingir o que se espera, não tendo mais o seu progresso limitado por comportamentos sabotadores.

A PNL ainda possibilita, de forma constante, o exercício da autorreflexão e do controle emocional, de modo que estados positivos e encorajadores, que já tenham sido vivenciados, possam ser acessados para a escolha de novas condutas e posturas.

A empatia, uma habilidade extremamente relevante para a comunicação e o relacionamento interpessoal, além de muito requisitada por recrutadores e empresas, também é desenvolvida durante a PNL. 

Essa, aliás, está relacionada a um dos grandes benefícios da programação neurolinguística: a compreensão do outro e a criação de laços sólidos. 

COACHING E PNL PARA ATINGIR OBJETIVOS

Como vimos, a PNL é uma ferramenta muito eficaz no que diz respeito ao desenvolvimento pessoal e profissional. Com a ajuda de ferramentas e técnicas de estímulos, surgem novas formas de pensar e agir. 

Essa reflexão sobre reações e comportamentos predominantes é o que propicia a importância de adotar mudanças para o alcance dos propósitos. Aliás, se algo frequentemente não sai como o esperado, pode ser um forte indício de que existam crenças limitantes.

Entretanto, ter a visão do que está errado ou do que precisa de aperfeiçoamento não é uma tarefa fácil. É necessário, em um passo inicial, desenvolver a capacidade de autoconhecimento. 

Não por acaso, as técnicas de PNL são muito utilizadas por coaches. Afinal, para o Coaching, o autoconhecimento é a base de todo o processo de desenvolvimento. 

Assim, a metodologia foca, exclusivamente, nas atitudes e comportamentos e é empregada para atingir objetivos pessoais e profissionais.

O Coaching, ao utilizar ferramentas de PNL, potencializa as virtudes do indivíduo, corrige vulnerabilidades e trabalha os comportamentos sabotadores, a partir de um plano de ação que tem no objetivo o ponto de partida e o estado desejado.

Não importa quais resultados você almeja: ao identificar o que tem atrapalhado o seu progresso, é possível evoluir, vencer seus pontos fracos e destacar os fortes.

E a melhor parte é que o processo de mudança está ao alcance de todos.

CONCLUSÃO

Você acompanhou neste artigo uma breve seleção com alguns dos melhores livros de PNL.

Ler uma dessas obras pode ser o ponto de partida para o seu processo de transformação, mirando resultados extraordinários e consistentes.

Ao descobrir o poder da programação neurolinguística, você se habilita a construir um futuro diferente, muito mais adequado aos seus objetivos pessoais e profissionais.

Nessa hora, conte com o Coaching, seja buscando o suporte de um coach ou mesmo uma formação na área.

Quer dar esse passo?

Então, visite o site da SLAC® para conhecer todas as possibilidades e encontrar aquela que melhor atende aos seus interesses e necessidades.

Se preferir, faça contato conosco.


E-book PNL

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!