O que é coaching de emagrecimento?

Trabalhar os desequilíbrios alimentares, a mudança de identidade em relação a obesidade não como um sintoma, mas sim como um problema. Este é o propósito do "coaching de emagrecimento", um aliado para trabalhar o comportamento da mente, eliminando os comportamentos autodestrutivos que fazem muitas pessoas comerem devido a fatores emocionais.

Embora tentem emagrecer, muitas vezes acabam não conseguindo chegar ao peso ideal, porque falta foco ou condições de lutar contra comportamentos sabotadores. Com isso, ficam frustradas e se conformam com o sobrepeso.

O coaching dá suporte para mudar o padrão mental e a pessoa consegue identificar o que a levou para uma relação ruim com a comida. Todo mundo na vida passa por altos e baixos, mas um indivíduo com cabeça light não descarrega suas frustrações na comida. O processo é focado nessas questões complexas, mas possíveis de serem superadas a bem da qualidade de vida da pessoa, que deve estar empenhada e com vontade de mudar.

Ninguém engorda do dia para a noite e muitas pessoas que vão bem durante o processo de emagrecimento têm recaídas. O coaching tem maneiras de descobrir a causa dessa recaída e lembrar que ninguém nasceu gordo, por isso os clientes aprendem uma série de técnicas que os apoiam na intenção de driblar as armadilhas do cérebro, que na maioria das vezes induzem a comer gordura. O participante precisa se conhecer, estar focado, se organizar e se programar para cumprir as tarefas que necessitará para alcançar seus objetivos.

O coaching acaba dando suporte em aspectos mais abrangentes que o emagrecimento propriamente dito. A pessoa cria consciência para lidar com as mudanças de maneira saudável, analisa a rotina e seu estilo de vida e quais as possibilidades de mudanças comportamentais, estruturais e físicas. Durante o processo, aprende a se disciplinar na reeducação alimentar, fazer atividades físicas e educar a mente, evitando doenças ocasionadas pelo acúmulo de gordura no organismo.

Lembramos que o coaching é dividido em três nichos específicos:

Coaching de Vida – processo de coaching desenvolvido para ter uma melhor qualidade de vida, tanto para desenvolvimento pessoal quanto para planejamento de vida;

Coaching de Carreira – processo utilizado para o desenvolvimento para orientação de carreira profissional, encaminhando para novas oportunidades;

Coaching Executivo – processo de coaching desenvolvido para o alcance de metas e objetivos corporativos, alta performance de gestores e necessidades de negócios.

O coaching para emagrecer é um nicho no qual muitos profissionais da área acabam criando, para atrair clientes específicos. Neste caso, esse processo entra como uma meta pessoal, sendo então o coaching de vida.

Os coaches de maior sucesso não escolhem apenas um foco estreito de coaching. O nicho e o mercado organicamente se desenvolvem a partir das habilidades do coach, interesses e experiências de vida. Quanto mais paixão o coach tiver com o nicho de mercado que escolheu, mais bem-sucedido ele será.