Os médicos possuem uma rotina diária atribulada, a maioria atende grande quantidade de pacientes em diferentes locais, ficando com tempo escasso para administrar a carreira e conciliar com as demais áreas de sua vida.

É importante ressaltar que esses profissionais possuem talentos, habilidades e competências que muitas vezes são subestimados por comportamentos que os impedem de conquistar bons resultados profissionais e pessoais.

O Coaching na Vida de um Médico

O coaching é ideal como suporte para os médicos identificarem esses comportamentos e desenvolverem um potencial inexplorado, oferecendo técnicas que ajudam a definir metas, objetivos profissionais e a identificar pontos a serem corrigidos ou eliminados.

O coaching também apoia esses profissionais na adaptação à rotina de trabalho, ajudando-os a eliminar comportamentos que exercem um peso negativo na forma de se relacionar com os colegas de trabalho e com os pacientes.

A Aplicação do Coaching

A metodologia influencia nas relações interpessoais e na liderança, que são dois pontos relevantes nessa carreira.

Além das duas funções técnicas, os médicos geralmente assumem posição como gestor de equipes em hospitais ou unidades de saúde onde trabalham, por isso é essencial que compreendem a importância desse papel e as responsabilidades da gestão, tendo domínio de habilidades e competências necessárias para uma boa liderança.

O processo de coaching para médicos abrange todos os aspectos do dia-a-dia desses profissionais, para que eles desenvolvam as competências necessárias para montar um negócio de sucesso na medicina, e deixem de ser a própria empresa.

O Planejamento na Carreira Médica

Para caminhar nesse sentido é necessário equilibrar a rotina atribulada com a vida pessoal.

Normalmente os médicos recém-formados querem abrir consultório, mas começam a ter problemas logo no início da carreira porque lhes faltam competências administrativas.

Com o coaching, eles podem avaliar melhores oportunidades de atuar dentro da profissão, montando um plano estratégico para conquistar o propósito de vida.

Os Benefícios do Coaching

Entre os principais benefícios do coaching para médicos está a capacidade de desenvolver estratégias eficientes de lidar com a tensão diária, aumento de autoconhecimento, melhoria de relacionamento com clientes, colegas de profissão e familiares, aprimoramento de competências para liderar e trabalhar em equipe, aperfeiçoamento de inteligência emocional para a tomada de decisões conscientes em momentos difíceis, entre outras.

Eles aprendem a pensar como empreendedores e transformam o consultório em uma empresa de fato, ultrapassando limitações pessoais.

Além dos aspectos importantes do coaching para dar suporte ao lado empreendedor dos médicos, a metodologia dispõe de ferramentas importantes para esses profissionais utilizarem no dia-a-dia.

Escuta Atenta x Escuta Estruturada

O processo de escuta atenta e estruturada é uma delas, onde o médico melhora as probabilidades de entender seu paciente e apoiá-lo de maneira eficaz em autoconhecimento e desenvolvimento de competências essenciais para que ele alcance suas metas no tratamento.

Outra ferramenta útil nos processos de coaching é o DiSC, que pode ser usada para os médicos fazerem análise da linguagem corporal das ações do paciente.

Essa técnica é ideal para medir essas características e está fundamentada em estudos científicos desenvolvidos no campo da psicologia, sobre quatro áreas do comportamento humano:

- (D) Dominância

- (I) Influência

-(S) Estabilidade

- (C) Complacência

Quem utiliza modelo de perguntas e respostas embasado no DiSC encontra pontos fortes e fracos que podem ser trabalhados e aperfeiçoados no indivíduo.

Foco na Solução

O foco na solução também é um aspecto amplamente trabalhado no coaching e favorável para o dia-a-dia da medicina, profissão que por essência lida com a saúde das pessoas e se dedica a salvar vidas.

Basta se estabelecer uma meta e o médico poderá apoiar o cliente a desenvolver competências e habilidades para alcançá-la. Vale salientar que não existe um tempo pré-determinado para a meta ser atingida, o profissional deve dar suporte para o paciente maximizar seu potencial e conquistar os melhores resultados.

  0   0

Sulivan França

Sulivan França

Presidente da SLAC Coaching

Atual Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França é Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto a International Association of Coaching (IAC) além de Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes.