Escrito por Sulivan França - 25 de Março de 2014

A liderança situacional pode ser utilizada como estrutura para proporcionar aos líderes a orientação de que necessitam para aconselharem seu pessoal através de todo o ciclo de coaching de performance.

Durante a reunião inicial, a liderança situacional orienta o líder na determinação do grau de participação para o processo de planejamento e estabelecimento de metas. Durante o restante do período, ela orienta o líder em cada interação com o subordinado.

Aplicação da liderança situacional

O princípio subjacente da liderança situacional é que os líderes devem ajustar os seus estilos de liderança ao nível de prontidão (capacidade e disposição) de seus subordinados para executarem uma determinada tarefa.

Liderança é o volume de comportamento de tarefa (direção) e comportamento de relacionamento (apoio) fornecida pelo líder. Os mesmo princípios se aplicam aos papéis de liderança no processo de coaching de performance.

Para serem eficazes, os líderes devem ajustar as maneiras pelas quais aconselham o seu pessoal com base no nível de prontidão deles para cada tarefa que se espera que eles executem.

Liderança situacional e coaching de performance

O coaching de performance é uma aplicação singular dos princípios da liderança situacional que orienta os líderes nas transações do dia-a-dia com os seus subordinados.

O nível de prontidão mais baixo (P1) de um grupo ou indivíduo é descrito como não disposto e não capaz de realizar uma determinada tarefa. O estilo de liderança apropriado é aquele que proporciona volumes elevados de comportamento de tarefa (direção) e volumes reduzidos de comportamento de relacionamento (apoio). O nível de prontidão seguinte (P2) é descrito como disposto mas não capaz. O estilo de liderança apropriado (E2) é o de volumes elevados tanto de comportamento de tarefa como comportamento de relacionamento.

O nível de prontidão seguinte (P3) é descrito como capaz mas não disposto na medida em que o indivíduo carece de confiança ou comprometimento. O estilo de liderança apropriado (E3) é o de volumes elevados de comportamento de relacionamento e volumes reduzidos de comportamento de tarefa.

O nível de prontidão mais alto para um grupo ou indivíduo realizar uma determinada tarefa é disposto e capaz (P4). O estilo de liderança apropriado é de volumes reduzidos tanto de comportamento de relacionamento como de tarefa.

Entendendo o modelo de liderança situacional

O modelo de liderança situacional propicia uma estrutura a partir da qual é possível diagnosticar diferentes situações e prescreve qual estilo de liderança terá a maior probabilidade de êxito numa situação específica.

A utilização do modelo pode tornar os supervisores mais eficazes na medida em que ilustra a conexão entre sua escolha de estilos de liderança e a prontidão de seu pessoal. Como tal, a liderança situacional é uma ferramenta poderosa para os supervisores utilizarem no processo de coaching.


Esse texto possui informações extraídas do livro "Coaching Integral: além do desenvolvimento pessoal" de Martin Shervington, editora Qualitymark, 2006.
E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF