Quais são os estilos de liderança

A liderança pode ser definida como uma influência estabelecida, principalmente, pelo processo de comunicação que ocorre entre indivíduos em uma determinada situação na qual há a necessidade de se alcançar um objetivo.

É vital que um líder, para ser considerado como tal, seja capaz de fazer com que as pessoas façam aquilo que é estipulado por ele. Por outro lado, as pessoas devem sentir que ao alcançar os objetivos estipulados pelo líder, elas estarão satisfazendo suas próprias metas.

Pode-se definir estilo de liderança como sendo a forma pessoal padrão e recorrente do comportamento demonstrado pelo líder.

Existem três tipos de liderança básicos e uma gama bastante complexa de ramificações que podem ser classificadas segundo seu foco, utilizando-se de ferramentas como o “Continuum de Tannenbaum-Schimidt de Padrões de Liderança”. O Continuum é um gráfico em que estabelece qual o tipo de comportamento do líder analisado, levando-se em conta o nível de autoridade e de liberdade dos subordinados.

Liderança autocrática

A liderança autocrática é aquela em que o líder toma as decisões e estabelece as diretrizes sozinho, sem a participação do grupo, e o líder caracteriza-se por seu comportamento dominador na maneira como elogia ou critica os membros da equipe.

Liderança liberal

A liderança liberal é aquela na qual o líder participa de forma mínima, há uma total liberdade para que os grupos ou indivíduos tomem suas decisões e o líder não avalia ou controla as atividades.

Liderança democrática

A liderança democrática é aquela na qual as decisões são tomadas em grupo depois de discutidas e avaliadas pelos mesmos. Essas discussões são estimuladas e dirigidas pelo líder, que costuma ser objetivo em seus elogios e críticas.

Liderança centrada na tarefa

Na liderança centrada na tarefa, também conhecida como job centered, a preocupação é a entrega do trabalho a ser realizado com os recursos disponíveis e sob os métodos preestabelecidos.

Liderança centrada nas pessoas

Já na liderança centrada nas pessoas, conhecida também por employee-centered, os aspectos humanos são levados em consideração. A ênfase está mais nas pessoas do que propriamente no trabalho. A ideia é manter a equipe ativa e participante.

A formação em coaching para líderes tem o objetivo de preparar a pessoa que ocupa o cargo de liderança, para que se torne um gestor coach em sua equipe.