Como ser um jovem empreendedor de sucesso

Segundo pesquisa mais recente da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) divulgada em 2016, 86% dos empreendedores brasileiros com menos de 35 anos não se prepararam para empreender.

Já o Sebrae, revela em seus estudos que a maioria das empresas nacionais fecham as portas com menos de 5 anos. Por esse motivo, o jovem empreendedor brasileiro precisa assumir riscos calculados e realizar bastante planejamento para não declarar falência em curto ou médio prazo.

O que é um empreendedor

O conceito de empreendedor mudou bastante com o passar dos anos. Inicialmente acreditava-se que o empreendedorismo era um dom que nascia com a pessoa e logo não havia possibilidade de aprendê-lo. Mas, ao longo do tempo, foi comprovado que essa é uma ideia errônea.

De acordo com o dicionário online Priberam da Língua Portuguesa, empreendedorismo nada mais é do que: “atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.”

Autores contemporâneos como Louis Jacques Filion apresentam um novo conceito de empreender. Para o professor da Escola de Negócios HCE Montreal, o empreendedor é uma pessoa visionária com a capacidade de realizar e desenvolver suas próprias ideias inovadoras com sucesso.

Para o autor especializado em empreendedorismo, Robert D. Hisrich, o empreendedor é aquele que cria algo diferente, e com valor, assumindo riscos materiais, psicológicos e sociais. Portanto quem empreende precisa gostar de arriscar.

O empreendedor corporativo é aquele que sabe cuidar da empresa que atua, como se fosse o próprio dono, tendo visão global do negócio também é considerado ser empreendedor. Conhecida como empreendedorismo corporativo, essa atitude costuma ser a primeira manifestação do empreendedorismo na vida de muitas pessoas.

Segredo dos jovens empreendedores de sucesso

Ter espírito empreendedor é o primeiro passo para ter sucesso no mundo dos negócios. Além disso, contar com uma boa dose de estratégia, liderança e flexibilidade também é fundamental.

Mas, existem outros fatores importantes para fazer de uma pessoa que sonha em ter uma empresa um bom líder de um empreendimento próprio.

Poucos são os empreendedores natos. A maioria dos jovens empreendedores já percebeu que investir em autodesenvolvimento faz parte da trilha rumo ao sucesso. É possível aprender a administrar seu negócio e até mesmo a se tornar líder.

Então, se você gostaria de abrir sua própria empresa, mas sente que seu espírito empreendedor ainda está latente, mais do que nunca é necessário estar aberto ao conhecimento e estudar empreendedorismo, liderança, gestão de pessoas, entre outros assuntos.

O apoio por meio de sessões de coaching pode inclusive facilitar sua jornada de transformação em um empreendedor. Isso porque o profissional de coaching irá oferecer as ferramentas adequadas para você acessar seus recursos internos e externos para alcançar seu objetivo: ser um jovem empreendedor de sucesso.

Conheça o seu mercado

Conheça bem seu próprio negócio, mas também a concorrência. Além disso, é necessário estar por dentro das principais tendências e práticas do mercado para não ficar para trás.

Manter-se sempre atualizado é um quesito indispensável para todo empreendedor de sucesso. Em especial para o jovem empreendedor que normalmente não conta com experiência de mercado e acumula pouca vivência. A atualização constante precisa ser geral. Não apenas sobre seu segmento, mas em relação à política, economia, legislações, etc.

Embora muitos atrelem o ato de inovar ao desenvolvimento tecnológico ou até mesmo a criatividade pura e simples, inovação é mais do que isso. De acordo com Filion, o empreendedor inova por meio da congruência entre criatividade e imaginação.

Comunicação assertiva

Um dos maiores problemas nas empresas de todo o mundo é a falha de comunicação. Para superar esse desafio é preciso que o empreendedor se expresse de forma eficaz, objetiva e inspiradora.

Os relacionamentos interpessoais são baseados em comunicação assim como a execução de tarefas. Por esse motivo, assertividade na comunicação precisa ser palavra de ordem na vida do empreendedor de sucesso. Para assim as equipes serem unidas e toda a dinâmica da empresa resultar em excelência em nos serviços ou produtos oferecidos.