Leader Coach - Uma visão do coaching aplicado à liderança

Os líderes não procuram mudar os outros, mas, para mudar a si mesmo, eles se tornam modelos de mudança para os outros. Clemmer Jim A liderança tem sido um tema muito debatido em diversos canais, como jornais, revistas, sites, enfim, por quase toda a mídia. Isso porque se trata de uma preocupação mundial de muitos profissionais, que se questionam quanto ao seu perfil de liderança. Sobrecarregados de tanta informação sobre o tema, eles já não sabem mais o que fazer, dizer e tão pouco entendem de fato o que é liderança ou ser um líder.

Diversas dúvidas surgem ao longo desta procura por um modelo de liderança que seja empolgante ou, até mesmo, um perfil de líder que seja vibrante. Algumas perguntas são frequentes, como:

- Os líderes se desenvolvem ou nascem prontos?

- Por que as pessoas escolhem seguir determinados líderes, mesmo quando pode ser muito prejudicial a eles?

- Liderança seria um sinônimos de técnicas de gestão?

- Será que todos os gestores são líderes ou vice-versa?

Mahatma Gandhi e Adolf Hitler foram dois grandes líderes, mas seus estilos de liderança não poderiam ser mais diferentes. Gandhi era firmemente contra a violência, enquanto Hitler, bom, nem precisamos comentar... Uma coisa que todo mundo concorda é que para ser líder é preciso ter seguidores.

John Maxwell afirma: Tornar-se um líder é muito parecido com investir no mercado financeiro. Se você espera que fará uma fortuna em um dia, você não será bem sucedido. O que mais importa é o que você faz no dia-a-dia em longo prazo. Nos casos de Gandhi e Hitler, os dois são líderes. E qual é o perfil mais correto? Liderança qualquer um pode exercer, seja seguindo o modelo de Gandhi ou o de Hitler.

O que talvez as organizações ainda não tenham percebido é que o que deveria ser a grande preocupação: não é com modelo de liderança ou perfil de líder, mas sim em como tornar uma equipe alto liderável, aquela que funciona mesmo quando o líder não está por perto. Neste âmbito, entra o coaching, um modelo que faz com que as pessoas identifiquem nelas suas motivações, ao ponto de realizar suas tarefas por que se sentem satisfeitas. Um líder treinado em leader coach sabe identificar em seus liderados e em si mesmo as fontes de motivação necessárias para o desenvolvimento de tarefas muitas vezes rotineiras.

O que é Leader Coach?

Quando você busca ser um Leader Coach, enfrenta uma série de desafios que são diferentes de muitos outros tipos de coaching. Por quê? Devido à grande variedade de filosofias de liderança (como observado no exemplo de Gandhi e Hitler), as crenças muitas vezes se confundem sobre o que realmente representa a liderança.

O fato é que, hoje, todos em posição de gerência veem a si mesmo ou aos outros como um líder. Neste caso, o título de Líder é atribuído de forma posicional. E, em muitos casos, são atribuídos por uma intitulação imposta por alguém de cima, concedendo o título de "líder" ou gerente.

Os verdadeiros líderes não são atribuídos a partir de cima, mas são elevados a partir de baixo e se tornam líderes por causa de sua capacidade de inspirar a esperança em quem os cercam. Um líder posicional é um líder no organograma da empresa apenas. Um verdadeiro líder pode estar escondido em qualquer lugar em uma organização.

Como o Leader Coach é diferente?

Liderança e valores andam de mãos dadas. Uma pessoa leva com o coração, que é o centro dos seus valores. Quando você falar com liderados, certifique-se que os valores que são preciosos para eles estão em sintonia com o que você está comunicando. Líderes são muitas vezes exigentes em relação ao que eles querem trabalhar, focando o trabalho como "Leader Coach" ao invés de apenas "Líderes Posicionais."

O que eu preciso saber para ser um Leader Coach?

O Leader Coach tem que ter uma paixão pelas pessoas, bem como para a liderança. Você tem que entender o que motiva seus liderados, os “valores”. Um Leader Coach que não é apaixonado não prospera como um Líder por causa da sua falta de intensidade em seu modelo de liderança.

Como identificar os verdadeiros colaboradores de uma organização e como identificar os valores que eles possuem. Como identificar as competências que estes colaboradores já possuem e como construir novas competências.

Como proporcionar ao cliente uma oportunidade de crescer como um líder sem sequestro da agenda do cliente e do desejo de crescimento. Uma vasta gama de conhecimentos sobre as diferentes abordagens à liderança. Confiança em suas habilidades como líder e sua capacidade de comunicar essa confiança.

Por último, Leader Coach percebe o quanto o seu campo está constantemente mudando e sendo redefinido e redescoberto.