Conhecimento divergente

Esse tipo de indivíduo “dá profunda atenção a poucas coisas” e “determina seus valores finais sem se preocupar com o julgamento dos outros...” A não ser no ambiente profissional, pouco faz para impressionar ou dominar. Em termos do indicador Myers-Briggs, esse é o chamado “sensitivo introvertido”.   Conhecimento assimilativo O indivíduo é “um extraordinário inovador no campo das ideias, princípios e sistemas de pensamento... Sua fé na própria visão interior das possibilidades é de tal ordem que o faz sentir-se capaz de remover montanhas – o que freqüentemente acontece”. Segundo o indicador de Myers-Briggs, esse é o “intuitivo introvertido”. Conhecimento convergente Esse tipo acredita que “a conduta de todos deve ser regida pela lógica, e aplica ao máximo esta ideia a si mesmo”. É “analítico, impessoal, objetivamente crítico e não se deixa convencer por coisa alguma, a não ser pelo raciocínio”. Em termos de Myers-Briggs, este indivíduo é do tipo “pensador extrovertido”.   Conhecimento acomodativo Esse tipo de pessoa “busca uma solução satisfatória, em vês de tentar impor as próprias opiniões... Sem preconceitos, é liberal, e costuma ser paciente, tranqüilo e tolerante (inclusive consigo mesmo)”. De acordo com Myers-Briggs, trata-se de um indivíduo “sensitivo extrovertido”. Quando esses estilos são vistos como modos de ser, podem tornar-se restritivos. Mas quando são considerados passíveis de inclusão ou integração à personalidade, significa que o indivíduo transcendeu seu tipo dominante, fazendo surgir a personalidade integral. Kolb afirma que “na aprendizagem integradora, o conhecimento é refinado através de lentes dialeticamente opostas das quatro estruturas básicas, levando à ação consciente”. A integridade surge quando o indivíduo consegue unir valor e fato, e também relevância e significado (qualidades associadas a cada um dos modos de conhecimento). Assim como os modos de conhecimento (experiência concreta, observação reflexiva, conceitualização abstrata e experimentação ativa) se combinam para formar os tipos de aprendizagem, o mesmo acontece com as virtudes. A transcendência que inclui todos os modos de conhecimento leva a uma visão baseada em saber, coragem, amor e justiça. “O saber protege o fato e o significado; a justiça protege o fato e a relevância e o valor; e o amor protege o valor e o significado. O saber faz com que não acompanhemos cegamente as implicações do conhecimento... A coragem nos manda seguir adiante, quando as circunstâncias apontam perigo e recuo. O amor nos diz para refrear nossas atitudes egoístas até que tenhamos visto a situação pela perspectiva do outro... E a justiça exige tratamento justo e igual para todos.” Essa capacidade de integração constitui a personalidade integral. Vale a pena notar que todos os “tipo” de que falamos podem existir nos níveis de consciência “como se” e “e se?”, mas é o ato de uni-los que indica a transformação para o nível “e, se?”. Indo um pouco além, a personalidade integral ocupa inteiramente os quatro quadrantes da vida, com um nível de existência que é, pelo menos “e, e se?”, e tem capacidade de unir o que, de outro modo, estaria dividido. Segundo a visão do Coach Integral, podemos acrescentar que o nível apropriado de adaptação também tem de estar presente, com as subpersonalidades integradas em uma ordem superior. Como Yeats disse: “A alma humana está sempre em movimento, seja em direção ao mundo exterior ou entrando em si mesma. A razão desse movimento duplo é o fato de que, não estivesse ela suspensa entre contrários, não seria consciente”.  
Martin Shervington, em Coaching Integral: além do desenvolvimento pessoal, editora Qualitymark, 2006. Sulivan França Atual Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França é Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto a International Association of Coaching (IAC) além de Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes. Siga-me no GOOGLE+