Elemento estável da vida psíquica de um indivíduo, a personalidade é a maneira habitual de uma pessoa e o conjunto de características que a distinguem das demais.

Trata-se de um padrão singular de pensamentos, sentimentos e valores pessoais que persistem ao longo do tempo e das situações. A personalidade também pode ser compreendida como a organização de todas as características cognitivas, afetivas, volitivas e físicas de uma pessoa.

A personalidade sob a ótica da psicologia

Na visão da psicóloga e professora Rosalice Lopes, a personalidade gera comportamentos e se mantém estável ao longo da trajetória do indivíduo, isto é, ela se torna marcante em uma pessoa até o final da sua vida.

Nesse prisma, ela seria o resultado da interação entre o indivíduo, o meio de convívio e as características herdadas.

Há pesquisadores que estabelecem a infância como o período determinante para a formação da personalidade, fase em que as características adquiridas dificilmente mudam. Também há quem fale que a personalidade vai se constituindo num processo permanente ao longo da vida.

Conheça a ferramenta de Avaliação de Perfil Comportamental da ATools.

Comportamentos isolados à personalidade

O comportamento é a exteriorização da personalidade, a maneira de uma pessoa se comportar ou o conjunto de reações de um indivíduo. Em muitas ocasiões, julgamos precipitadamente uma pessoa em razão de um comportamento que ela manifesta.

A psicóloga Rosalice cita o exemplo de uma mulher que, após aguardar dez minutos para passar na porta giratória de um banco, reclama para o segurança que ele deveria aprender a trabalhar. Embora o segurança imagine que essa mulher seja louca e não entenda o agravo, na verdade a mulher ficou estressada com a fila e manifestou uma reação de comportamento exaltado.

Cada pessoa tem uma personalidade singular, com dinâmica própria, mesmo que tenha comportamentos isolados que entrem em choque com o todo da sua personalidade.Tendo o exemplo com base, observamos que o segurança testemunhou na porta do banco um comportamento que talvez não seja condizente com a personalidade da mulher.

Por isso, para não julgar uma pessoa como descontrolada pela sua ação em um momento de ebulição de sentimentos, é preciso aprender a diferenciar as reações momentâneas daquilo que pode ser considerado permanente nas pessoas.


Descubra qual a diferença entre comportamento e personalidade.

.

E-book Comportamento

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!