Escrito por Sulivan França - 10 de Dezembro de 2019

Quais são as vantagens para abrir uma empresa? O que é necessário para se destacar diante da concorrência? Como se manter no mercado sem ser engolido pelas inevitáveis crises econômicas? Essas e outras perguntas desafiadoras surgem o tempo todo na cabeça de profissionais experientes que querem montar seu próprio negócio, mas ficam paralisados diante de inseguranças. 

Diante desse cenário, o Coaching para pequenos empreendedores é fundamental numa fase em que o pequeno empresário está descobrindo o mercado e trabalhando duro para fazer sua empresa vingar. Além disso, o Coaching para empreendedores é um processo que oferece técnicas e ferramentas voltadas para a elaboração de metas e objetivos, sobretudo de longo prazo, que fazem a diferença para qualquer ramo de atuação. 

O processo de Coaching vai trabalhar junto com a pessoa para apoiar mudanças que possibilitem, por exemplo, aumentar os resultados dos negócios e fortalecer ou desenvolver habilidades empreendedoras já existentes. 

Além de metodologia para adequar o modelo de negócio e seus processos, o Coaching dá suporte aos empreendedores para que sejam detectadas falhas em pontos críticos da empresa, como, por exemplo, no que se refere à gestão de pessoas. O Coaching também apoia o aprimoramento da eficiência, permitindo que o empreendedor opere com sabedoria a reestruturação da sua empresa.

São várias as ferramentas e metodologias disponíveis e que geram resultados surpreendentes para a vitalidade dos negócios, assim como, para a minimização de riscos que, muitas vezes, podem intimidar o empreendedor. 


Autoconhecimento para empreender

O Coaching para empreendedores aprimora ou mesmo desperta habilidades, fazendo com que o indivíduo reaja de forma positiva e proativa às mudanças do mercado, intempéries do mercado econômico e consiga acompanhar as exigências dos clientes. 

Tal ferramenta de desenvolvimento pessoal capacita a pessoa a ampliar a visão para determinados objetivos e a descobrir boas oportunidades, transformando em resultados positivos para seu negócio e tomando decisões mais corretas sobre os rumos da sua empresa, a partir do conhecimento sobre as variáveis que impactam a empresa.

Por meio do autoconhecimento, o empresário aprende a identificar suas forças e a tirar bom proveito delas em benefício do seu negócio.

O coach apoia na identificação do ponto da vida em que o cliente se encontra e, a partir desse entendimento, estabelece um planejamento utilizando metodologias eficientes para alcançar os objetivos. Ao identificar seus pontos fortes e fracos, o empreendedor percebe situações onde deve saber lidar com eles e saberá calcular riscos dentro desse cenário.

O empreendedor também deve estar motivado e disposto para realizar as tarefas, dessa forma as mudanças serão nítidas. Para aprimorar o negócio é preciso que ele tenha cada vez mais uma atitude positiva frente aos inúmeros desafios que irão surgir. 


Ferramentas de Coaching

As ferramentas de Coaching apoiam os empreendedores a alcançarem as metas desejadas, por meio de ações factíveis, que requerem disciplina e, acima de tudo, força de vontade. Elas são consideradas o caminho a ser percorrido para o empreendedor atingir seus objetivos.

Confira quatro delas:


Plano de Ação Assertivo

Quem elaborar um plano de ação exequível, factível, sem erros de planejamento, está no caminho correto de atingir seus objetivos. O importante é que o empreendedor chegue ao final do dia com suas ações cumpridas, sabendo que realizou aquilo a que se propôs. Mas para isso é preciso ter cuidado, evite metas grandes com pouco tempo para serem realizadas.

Não se esqueça que, para sair de zero a dez, precisa passar por números de um a nove e isso requer tempo, melhora de performance, conhecer melhor o empreendimento, aprimorar habilidades e treino em uma variedade de técnicas. Por isso, os especialistas aconselham a fracionar a meta em partes, sabendo onde você quer chegar, o que já fez para alcançá-la e o que ainda é necessário realizar para atingi-la.

Evite injetar esforço na rapidez e se esquecer da consistência da meta, porque o importante é a constância com que você caminha na direção do objetivo. Quem dá saltos antes de aprender a caminhar pode colocar o empreendimento em risco. Lembre-se sempre que você é quem impulsiona seu negócio, por isso deve ter habilidade para desenvolver um bom planejamento e colocá-lo em prática.


Análise de Perfil Comportamental (DiSC)

Ferramenta para fazer a medição da linguagem corporal e das ações dos indivíduos, o DiSC é reconhecido como base para os estudos de interpretação de padrão comportamental das pessoas em determinados ambientes.

A técnica mede as ações e a linguagem corporal, baseada em estudos desenvolvidos por um psicólogo chamado William Moulton Marston. O DiSC teva em consideração a existência de quatro traços essenciais no comportamento humano: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C).

Ao utilizar um sistema de perguntas e respostas baseado no DiSC, é possível definir os pontos fortes e fracos de uma pessoa, que podem ser devidamente melhorados para potencializar sua personalidade no âmbito pessoal e nos negócios.

De acordo com os especialistas, todas as pessoas têm potencial para serem bem sucedidas e alcançarem suas metas, mas a ferramenta DiSC pode ajudá-las e descobrir em quais setores e áreas podem ter melhor desempenho.


Avaliação de Inteligência Emocional

A ferramenta de avaliação de inteligência emocional possibilita que as pessoas compreendam melhor como dispõem dessa competência na personalidade e a desenvolvam de maneira estatisticamente assertiva, além de estabelecerem metas para se desenvolverem no âmbito pessoal e profissional.

Ao colocarem em prática os principais atributos de inteligência emocional, os gestores podem gerenciar melhor a si próprios e melhorar a autodisciplina, além de se relacionarem de forma melhor com outras pessoas.

Os testes da ferramentas de avaliação inteligência emocional são totalmente padronizados, normalmente feitos com os indivíduos em ambiente empresarial. Eles fornecem resultados abrangentes, principalmente quando utilizados em processos de seleção de candidatos a postos de trabalho em alguma empresa. Esses dados são importantes, já que a inteligência emocional possibilita o controle das emoções e sua expressão de maneira mais assertiva.

Muitos a consideram uma dimensão de vida que as pessoas poderiam desenvolver para gerenciar as emoções de forma mais controlada e adequada, porque quem sabe ouvir o próximo e compreender suas emoções, pode controlar a si próprio e ajuda a manter o respeito mútuo nas relações.


Roda da Vida

Nome de um sistema de auto avaliação desenvolvido por hindus, a Roda da Vida é uma ferramenta simples de ser utilizada no Coaching e que pode gerar bons resultados para os empreendedores.

Os profissionais podem ter um diagnóstico das principais áreas da vida do indivíduo em fase determinada. Trata-se de um círculo subdividido em partes que possibilita a criação de um panorama holístico e pessoal de um determinado momento, propiciando a análise de problemas, prioridades e a estimativa de planos futuros.

Ao utilizar a Roda da Vida, o indivíduo precisa desenhar um círculo separado com as seis ou oito categorias mais relevantes na sua vida. Pode priorizar carreira, família, saúde, finanças, educação, espiritualidade, amigos ou amor, embora a abordagem seja flexível e possibilite mudanças conforme os objetivos de cada pessoa.

Do centro à borda circular, deve ser marcado uma escala de zero a dez e a pessoa deve fazer um “x” na altura do número correspondente, mantendo-se proporcional ao zero no centro e dez na borda circular. Dessa maneira, cada uma das categorias recebem nota e prioridade.

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