O que é liderança servidora?

Liderança servidora é uma mistura equilibrada entre líder e servo.

Um líder servidor valoriza ideias, contribuições e regularmente busca opiniões com seus colegas de trabalho, estabelecendo uma cultura de confiança e respeito.

Outra característica do líder servidor é a preocupação em replicar novos líderes, ensinando outras pessoas a liderar e oferecendo oportunidades para o crescimento.

O líder de sucesso com perfil servidor se importa em ajudar os outros, seja em questões relacionadas à vida ou do trabalho.

O profissional com essa característica é encorajador e possui um grande poder de persuasão na sua comunicação. Além disso, pensa constantemente nas futuras gerações, no próximo líder e nas próximas oportunidades, fazendo escolhas para beneficiar o futuro.

O líder servidor em hipótese alguma se serve de título para mostrar que está no comando, não acha que é superior aos outros e age de maneira cuidadosa, podendo, tranquilamente, recolher o lixo ou limpar uma mesa, já que possui conhecimento suficiente de sua personalidade e suas competências.

As características de um líder servidor

Na liderança servidora, os líderes entendem que tem papel de apoiar as pessoas no alcance de suas metas. Estão constantemente tentando colocar a visão em prática e descobrir as necessidades do seu pessoal para ter um bom desempenho.

Na verdade, esses profissionais também não querem que os colaboradores simplesmente os agradem, apenas querem fazer a diferença na vida das pessoas e causar impacto positivo na organização.

Os líderes servidores entendem as pessoas como um todo – corpo, coração, mente e espírito – e trabalham para liberar seu potencial criativo. Os pesquisadores no assunto identificam várias características indispensáveis para o desenvolvimento desses profissionais, como uso de persuasão, trabalho em equipe, afetividade, consciência de si próprio e comprometimento com a evolução das pessoas.