O que é empreendedorismo

Na prática, empreender é mais do que abrir um negócio e gerenciá-lo com eficiência. É mais do que ser o tradicional chefe. A definição atual de empreendedor inclui ser um líder inovador e gestor estratégico de pessoas.

No empreendedorismo corporativo, por exemplo, a pessoa não precisa ter aberto uma empresa para empreender. Na verdade, para se enquadrar como empreendedor, a pessoa precisa usar suas competências empreendedoras na empresa que trabalha.

Características dos empreendedores

Mas, afinal o que significa empreendedorismo? O que é ser empreendedor? Com a evolução do capitalismo e da tecnologia, a definição sofreu alterações ao longo da história. O conceito mais clássico de empreendedorismo é de 1945. De acordo com Joseph Schumpeter, o empreendedor é acima de tudo uma pessoa versátil.

Para o economista, pioneiro ao considerar a inovação como propulsor do crescimento econômico, quem empreende precisa:

● Saber produzir

● Organizar operações internas

● Reunir recursos financeiros

● Realizar vendas dos produtos ou serviços da empresa

Já para Peter Drucker, o empreendedor é quem vislumbra em mudanças as oportunidades de negócios. Dessa forma, quem empreende tem a capacidade de transformar ideias inovadoras em ações que geram lucros. E para isso é preciso contar com inovação.

O conceito de empreendedorismo de Louis Jacques Filion, que é referência na área, atrela o ato de empreender ao ato de inovar. Para o autor contemporâneo e professor de empreendedorismo na escola de negócios HCE Montreal, o empreendedor é alguém visionário que cria (a partir da congruência entre criatividade e imaginação), desenvolve e realiza visões.

Empreendedor é aquele que assume riscos em um mundo de incertezas

Para Idalberto Chiavenato, ser empreendedor é assumir riscos em meio a uma economia em transformação e crescimento constantes. O autor, que é referência em administração, ainda enfatiza em seu livro “Recursos Humanos” que empreender é mais do que produzir mercadorias, oferecer serviços e gerenciar uma empresa.

Para Robert D. Hisrich, autor do livro “Empreendedorismo”, os riscos que os empreendedores assumem vão além dos financeiros. Incluem também riscos sociais e psicológicos.

O escritor define ainda empreendedorismo como a criação de algo diferente e com valor. Nesse processo, o empreendedor dedica seu tempo e realiza todos os esforços necessários. E tem como recompensa a satisfação econômica e também pessoal.

Competências de um empreendedor de sucesso

Toda definição de empreendedorismo contemporânea inclui algumas competências fundamentais:

● Saber identificar novas oportunidades de negócio

● Gostar de assumir riscos

● Poder de realização

● Ser inovador

● Autoconfiança para manter a persistência

● Resistir às frustrações

Saber liderar é outra competência fundamental na vida de todo empreendedor de sucesso. A dica para quem deseja potencializar sua liderança é aprimorar seus conhecimentos investindo em cursos como o MBA em Gestão, Liderança e Coaching que ocorre na Faculdade Campos Elíseos.

O empreendedor precisa sempre adaptar seu negócio às mudanças externas (concorrência, economia, política, etc.), mas nem sempre as pessoas que compõem a organização lidam bem com isso.

Para isso, o empreendedor precisa saber se relacionar bem com todos os colaboradores. A dica para facilitar as mudanças na organização é utilizar o coaching na gestão de pessoas. Com essa ferramenta, é possível tornar estratégica a administração de pessoal e ainda melhorar relacionamentos interpessoais em toda a empresa.

Empreendedorismo e inovação rumo ao sucesso

O que há em comum entre os empreendimentos de sucesso que você conhece? A inovação certamente é a resposta. De acordo com Peter Drucker simplesmente não há empreendedorismo sem inovação.

Nas palavras do autor: “a inovação é o instrumento específico do empreendedor”. Isso porque Drucker define inovação como “ a habilidade de transformar algo já existente em um recursos que gere riqueza”.

Em entrevista ao Sebrae, Louis Jacques Filion reforçou a importância da inovação. Para o teórico, os empreendedores de verdade pensam fora da caixa. O autor afirmou ainda que empreendedor é quem faz inovação, além de reunir habilidades e competências para abrir uma empresa e gerenciar o negócio com resultados positivos.

Leia também: O segredo dos jovens empreendedores bem sucedidos

A inovação é a base do seu negócio?
Conte para a gente como você se tornou empreendedor e os principais desafios do empreendedorismo em sua vida.