Benefícios do coaching para líderes

O líder coach é um gestor que enfrenta o dia a dia no trabalho como se fosse um processo de coaching, explicando com objetividade e exemplos o que espera de sua equipe, ao invés de só falar em valores vagos e abstratos.

Essa pessoa deve ter iniciativa e criatividade, com tomada de posição, exemplo de conduta tanto na vida profissional como pessoal.

O perfil líder coach

Uma das principais características do líder coach é a autoliderança.

Esse profissional apoia sua equipe na superação de metas e objetivos previamente estabelecidos, sempre buscando excelência na profissão e na carreira, antecipando as tendências do mercado, conhecendo bem sua equipe e se reparando para resolver conflitos ou enfrentar desafios.

O líder coach colabora para o desenvolvimento individual da equipe e, ao invés de encaminhar os funcionários para treinamentos planejados e conduzidos pelo RH, ele mesmo assume essa responsabilidade, direcionando as pessoas para o aumento de performance.

Mas embora apoie sua equipe na busca de soluções próprias, ele deixa os funcionários construírem seu próprio caminho e tornando-se responsáveis por suas decisões.

Conheça o Curso de Leader Coach da SLAC® Coaching

O líder coach no meio corporativo

Hoje em dia as empresas possuem a necessidade de um alinhamento estratégico que envolva não só posicionamento de produtos e mercado, como pessoas, para alcançar as metas desejadas.

Com essa visão, os líderes que adotam os processos de coaching como filosofia profissional agregam eficiência na gestão.

O líder coach aprende a trabalhar cada profissional de sua equipe de maneira única, identificando, desenvolvendo e aprimorando talentos, além de realizar planos estratégicos que ressaltam a alta performance de sua equipe.

Por ser um líder na concepção da palavra, não apenas um chefe aceito por imposição hierárquica, ele faz primeiro e depois cobra. Ou seja, aplica consigo mesmo os conceitos que prega em suas atitudes cotidianas.

Como bom líder, sabe recrutar as melhores pessoas para trabalhar em sua equipe e também valorizar e lapidar todos esses talentos.

As competências do líder

Vale destacar que um líder deve saber ouvir, se comunicar e se colocar de maneira que venha a estimular seus colaboradores e não se impor de forma agressiva ou autoritária a eles.

Para isso, deve ter autoconhecimento, por isso um dos benefícios do coaching para líderes é a possibilidade de aprenderem as técnicas necessárias para se criar um ambiente de confiança por parte daqueles que são liderados.

Liderar é um exercício contínuo de aprendizagem e busca permanente por soluções para acompanhar as mudanças.

Um líder sempre busca maneiras de otimizar seu trabalho, colaborar com os membros da equipe e conhecer melhor a si mesmo e seus subordinados.

Por isso coaching e liderança se complementam, já que o coaching está sempre focado em elevar a performance dos indivíduos, para ampliar sua capacidade de alcançar objetivos e grandes realizações.

O profissional fica preparado para assumir uma série de responsabilidades e postura proativa diante das adversidades, adotando atitudes adequadas em busca de resultados positivos.

A liderança estabelece a direção estratégica da empresa, define as metas do empreendimento e motiva os colaboradores para alcançarem os resultados.

Outro benefício do coaching para líderes é o foco no desenvolvimento das competências que tornam a tarefa de liderar mais fácil e eficaz, com base em uma metodologia cientificamente avaliada.

Os líderes aperfeiçoam suas habilidades em gestão de pessoas e conseguem conduzir a equipe com eficiência, em busca de melhores resultados.