Escrito por Sulivan França - 14 de Março de 2018

Muito se utilizava a expressão recursos humanos nas empresas, ou RH, para se referir ao setor de contratação e avaliação, pagamentos e diferentes funções administrativas ligadas às pessoas da empresa.

Esse setor também era conhecido como departamento pessoal, que atualmente quase não existe no ambiente empresarial, suas funções são realizadas conforme as necessidades da empresa.

Ele trabalhava de acordo com sua especificação, fazendo apenas os trabalhos administrativos, em busca apenas de resultados satisfatórios, sem se importar com as adversidades do ser humano por trás de cada colaborador.

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O Papel da Gestão de Pessoas

Hoje, a gestão de pessoas faz as atividades que eram de responsabilidade do antigo departamento pessoal, ou seja, ela correlaciona empresa e colaborador para garantir resultados satisfatórios. Embora o objetivo ainda seja o mesmo, a grande mudança ocorreu na essência dessa função. Para alcançar resultados, a gestão de pessoas trabalha junto ao funcionário, incentivando, inovando, melhorando e ouvindo o que cada um tem a dizer, estimulando o desejo de trabalhar.

A gestão de pessoas mostra as vantagens proporcionadas por um serviço de qualidade, com olhar no lado humano de cada colaborador, para depois focar nos resultados.

Isso valoriza a pessoa, torna a empresa uma extensão da sua casa e sua família a partir do momento que começa a trabalhar na corporação e permanece até o encerramento das suas atividades.Os resultados superam as expectativas, influenciam no desempenho e na conquista de cada resultado.

Gestão de Pessoas e o Cuidado com os Colaboradores

Na gestão de pessoas, é fundamental se preocupar com os funcionários, pois são eles que irão garantir seu total crescimento interno e externo. As empresas devem investir no desenvolvimento intelectual e psicológico das pessoas, fornecendo capacitação, investindo em educação e desenvolvimento profissional.

Os resultados de uma organização dependem dos seus colaboradores, que trabalham para que todos os objetivos sejam estabelecidos, na espera de receber remuneração e benefícios justos, que os incentivem no desempenho de suas funções.

Enquanto isso, os Recursos Humanos, ou seja, as pessoas, planejam e produzem os produtos e serviços, controlam a qualidade, comercializam o que produzem, alocam recursos financeiros e estabelecem as estratégias de mercado, objetivos e uma filosofia para a organização.

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Além disso, se esmeram na criatividade para as tarefas e novidades internas, e também na comunicação com o mercado, através da divulgação, marketing e publicidade. Sem pessoas eficazes é impossível para qualquer empresa atingir seus objetivos. Exatamente por isso, são os recursos mais valiosos de uma empresa.

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