Escrito por Sulivan França - 04 de Dezembro de 2017

Administrar conflitos é uma tarefa complicada que, geralmente, causa sensibilidades e resistências. As pessoas evitam, postergam e, muitas vezes, não fazem nada para resolver.

Os conflitos estão presentes em todo tipo de situação e, especialmente, no ambiente de trabalho, onde as diferenças sobrepõem as semelhanças entre as pessoas.


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Os piores são sempre aqueles em que os indivíduos misturam o lado pessoal com o lado profissional, o que eleva a propensão de comprometer o rendimento de toda uma equipe e até mesmo da empresa inteira.

O conceito de inteligência emocional

A inteligência emocional é um conceito relacionado com a chamada inteligência social, que diz que um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade e é a competência responsável por boa parte do sucesso e da capacidade de liderança de um ser humano.

A administração de conflitos é uma atribuição natural da liderança, isso significa que as pessoas esperam que o líder resolva esses problemas.

Para que tais conflitos sejam resolvidos da melhor forma possível, no ponto de vista da liderança, é imprescindível ser autoconsciente, ou seja, o bom líder deve se conhecer para que tenha a autonomia necessária para ajudar os seus liderados. Com isso, torna-se bastante dependente de sua inteligência emocional.

Os pré-requisitos para desenvolver a inteligência emocional

O modo como gerenciamos as emoções, tanto as nossas como as dos outros, pode ter um papel crítico para determinar a felicidade e o sucesso. Autoconsciência, autorregulação, motivação, habilidades sociais e empatia, são pré-requisitos para a inteligência emocional.

As pessoas podem ser fortes em algumas dessas áreas e deficitários em outras, mas todos tem o poder de melhorar em qualquer uma delas.

No ponto de vista da liderança, é imprescindível ser autoconsciente, ou seja, o bom líder deve se conhecer para que tenha a inteligência emocional e consciência emocional necessária na gestão de conflitos, para ajudar os seus liderados e a empresa, sempre da melhor forma possível.

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