Se você quer se desenvolver como um profissional de referência, é importante conhecer os diferentes estilos de liderança e buscar por novas habilidades. Um líder se destaca pelas suas características comportamentais que motivam e impulsionam os demais colaboradores à sua volta, mas também precisa ter conhecimentos específicos e técnicos sobre o cenário corporativo e suas facetas.

Conheça os principais estilos de liderança

As pessoas são únicas e, por serem diferentes umas das outras, surgiram distintas formas de liderar. Isso é interessante porque vemos como o mercado é rico em possibilidades. Mas, mais do que isso, também é crucial para analisar as oportunidades de crescer e apoiar equipes em suas trajetórias.

Alguns modelos funcionam bem para determinados tipos de negócios e grupos, mas outros estão ultrapassados. Vale lembrar que não existe uma regra estabelecida sobre um único modelo que deve ser seguido, pois você pode fazer a combinação de estilos de liderança e obter excelentes resultados.

1. Liderança Autocrática

A liderança autocrática é a que prioriza os objetivos do chefe. Ele não convida os profissionais a participar e tomar decisões. É importante obter o controle de algumas informações para melhor gerir, mas um líder autocrata não permite a colaboração, só delega e não recebe contribuições.

Esse tipo de liderança pode colocar empresas em risco, pois gera insatisfação e eleva o turnover, ou seja, a taxa de pessoas que se desligam da empresa.

2. Liderança Democrática

Diferente da anterior, essa proposta é integradora e faz com que todos sejam ouvidos, participem e tenham seus papéis não só como executores, mas também como agentes solucionadores e desenvolvedores de novas ideias. O líder, nesse modelo, estimula os colaboradores e dá voz a eles.

3. Liderança Liberal

A liderança liberal é a que enxerga os profissionais com a autonomia suficiente para gerir suas tarefas. É uma forma de demonstrar que todos são capacitados o suficiente para tocar seus projetos e tomar decisões.

Contudo, é importante ter um ponto de atenção para que não haja conflitos entre as equipes e, além disso, piora nos resultados. Isso porque, sem feedbacks e acompanhamentos, as metas podem não ser cumpridas.

4. Liderança Situacional

O estilo situacional é o que "cria líderes" de acordo com o momento. Como uma empresa passa por diversas situações em sua rotina, os profissionais que reagem melhor e conseguem motivar os demais para realizarem suas atividades, tornam-se líderes.

Aqueles que têm mais capacidade de adaptação são os que ganham destaque, mas é preciso ter muita maturidade para enfrentar diferentes desafios.

5. Liderança Coach

Dentre os estilos de liderança, o mais equilibrado e que pode gerar ótimos benefícios para o profissional e para a empresa é o que enxerga o líder como um coach.

Essa forma de liderar identifica uma oportunidade de desenvolver pessoas em suas habilidades emocionais, comportamentais e profissionais, bem como, de forma conjunta, impactar os resultados da empresa.

O líder coach tem uma visão sistêmica e sabe controlar processos e delegar em cada etapa, tornando o seu dia a dia e do seu colaborador engajado e com foco em alcançar alvos.

Se você tem interesse em se tornar um líder melhor e gerar impactos positivos na sua carreira e na de outras pessoas, conte com a SLAC® Coaching e conheça o PLCC® - Professional Leader Coach Certification!
E-book Liderança

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!