Qual a importância do líder estratégico para equipes?

O líder estratégico precisa ter habilidades técnicas para gerir colaboradores e a equipe, além da capacidade de desenvolver seus liderados, atendendo expectativas pessoais e profissionais.

O desempenho das empresas depende menos de um líder enquanto indivíduo e mais da liderança como um sistema instituído na empresa.

O mito do líder herói, celebridade com foco na imagem, hoje dá lugar ao líder autêntico, focado em reter talentos e motivar equipes, totalmente dependente de um sistema de liderança da organização.

Cada empresa é única, com estilo próprio de liderança resultado do alinhamento entre a estratégia da empresa, as características organizacionais e os sistemas de liderança.

A marca de liderança está alinhada à marca da empresa junto dos seus clientes e ocorre quando o conhecimento, as capacidades e os valores dos líderes são aplicados de forma a desenvolver as competências e os processos da organização e também as decisões e os comportamentos dos seus colaboradores.


Confira a matéria sobre liderança estratégica apresentada no Programa Foco & Gestão


Conheça o curso de liderança da SLAC® Coaching


O coaching como ferramenta de liderança

O coaching apoia no preparo de profissionais para serem: inspiradores, motivadores, flexíveis, bons comunicadores, gerenciadores de conflitos, planejadores, estrategistas e sobretudo desenvolvedores. Isso torna o líder capaz de conduzir, orientar e levar os colaboradores e a equipe a desempenharem suas funções e a alcançarem os resultados esperados.

Leia também: O que é liderança estratégica?

O papel do líder estratégico

Além disso, um bom líder evita alta rotatividade dentro da empresa, uma vez que ele será apto para identificar as necessidades de sua equipe, tendo um bom relacionamento com ela e saberá como agir nas mais diversas situações, evitando assim conflitos internos e a desmotivação de seus colaboradores.

O ideal é que o líder estratégico não seja muito formal, alivie as tensões do ambiente de trabalho, faça reuniões e encontros informais, elimine as burocracias, avalie tudo o que pode ser melhorado ou eliminado e agilize os processos de decisão, encarando as coisas de maneira imparcial, considerando todas as alternativas.