O que é life coaching? Entenda como funciona o coaching de vida

O Life Coaching é uma modalidade de coaching que apoia o coachee a resolver questões sobre a sua vida, não apenas a pessoal como também a vida profissional. Veja neste artigo o que é Life Coaching, como ele funciona e de que forma a aplicação dessa técnica pode ajudar você.

Life Coaching - Uma visão com base em evidências

A confiança e a lealdade de outras pessoas geram a cooperação necessária para alcançar seus sonhos e objetivos.John Scully

Imagine como você se sentiria se soubesse que pode criar e desenvolver tudo que precisa em sua vida. Isso normalmente é o que ouvimos de clientes que passam pelo processo de coaching. Esse é o poder do Life Coaching, ou melhor, este é o poder que o coaching de vida pode lhe proporcionar.

Todos nós desejamos uma saúde vibrante, um trabalho significativo e relacionamentos felizes e satisfatórios. Temos tempo para brincar, amar, relaxar, contribuir, sonhar e até mesmo nos aventurar. No entanto, poucos de nós sabem como projetar uma vida equilibrada, planejada e satisfatória em sua mais profunda subjetividade.

Como acontece o Life Coaching?

O Coaching de Vida implica em apoiar o coachee (cliente) a descobrir, criar e sustentar o que ele mais quer e, profundamente, deseja para sua vida. O processo de coaching realmente suscita quando coach e coachee (cliente) estão dispostos a dar o melhor de si para o relacionamento de coaching.

A partir deste ponto, o coach obtém informações com base em investigações profundas a cerca dos valores e crenças do seu cliente que, anteriormente, não haviam sido acessadas pelos seus clientes e possivelmente não fariam  sozinhos (ou levariam um enorme tempo para isso).

Por que o Life Coaching é diferente?

Em nossa cultura, somos orientados à subordinação. Em outras palavras: raramente somos incentivados a empreender e isso, muitas vezes, faz com escutemos frases do tipo: "Baixe a sua bola!", "Quem você pensa que é?" ou "Ninguém nesta família jamais conseguiu. Acha que você vai conseguir?"

Em nossa cultura e em nossas famílias, a maioria recebe mensagens muito mais de pressão. Assim, somos inconscientemente convidados a ficar ou permanecer pequenos, ao invés de procurarmos o nosso sol ou até mesmo a fazer com que nossa estrela brilhe.

Nossa cultura tende a enfatizar o que precisa ser corrigido (o que é um foco negativo), e não no que funciona melhor (que é um foco positivo). Como já é corriqueiro em nossa sociedade, tendemos a nos concentrar no que está errado. Logo, desenvolvemos este foco negativo sem dar muita atenção a tudo o que é certo, o que seria um foco positivo.

Os noticiários parecem acentuar o pior da natureza humana. E publicidades continuamente nos lembram de que está faltando algo que pode completar a nossa felicidade plena, afinal, em muitos casos, esta é a busca incessante da natureza humana. Se focarmos nos meios de comunicação e publicidade em massa, temos pouco ou quase nenhum apoio para acreditarmos de forma plena em nós mesmos. Além disso, ao crescer, a maioria de nós recebe de forma direta ou indireta uma mensagem de que não somos ou não seremos bons o suficiente para alcançarmos o sucesso que tanto buscamos, seja ele qual for.

Você pode um dia ter sido questionado sobre o seu boletim escolar com base em uma nota 8 e nem um minuto elogiado pelos outros 10 que nele aparecem. Mas agora, em uma idade adulta, você pode ver essas notas como excepcionais e perceber que não precisa ser perfeito. Em outro momento, algum professor pode ter o rotulado como "lento", porque você tinha problemas de concentração. Agora você, em uma idade adulta, pode entender que aprende por experiência, enquanto a maioria dos materiais na escola é ensinado visualmente ou auditivamente.

Se não nos tornarmos conscientes das mensagens que recebemos na infância e estas ficarem entranhadas em nossos pensamentos, automaticamente elas, agora “crenças”, vão governar nossos pensamentos e ações, que, por consequência, geraram nossos resultados. Vamos continuar nos sentindo não suficientes e insatisfeitos. Se, no entanto, conscientemente olharmos para estas crenças estabelecidas na infância, teremos a oportunidade de ver o impacto que elas podem causar a partir de uma perspectiva adulta.

Podemos, então, através do coaching de vida, escolher novas crenças sobre nós mesmos. Assim, afetaremos nossos comportamentos e, consequentemente, nossos resultados de forma positiva.

Qual o objetivo do Coaching de Vida?

O Life Coaching oferece suporte a clientes na escolha de novas perspectivas e estabelecimento de novas crenças. Ele também faz um convite ao foco no positivo, convidando-os a identificar e viver intensamente seus pontos fortes.

Assim, os clientes de Life Coaching aprendem a celebrar tudo o que são e têm, até mesmo o fato de agora saberem quais são suas crenças. Alguns podem até rotulá-las como fraquezas. Assim, encontram fortes motivos e evidências para que possam alterá-las, a fim de construir um alicerce firme que sirva como base para apoiar o seu desenvolvimento.

Ao trabalhar com um coach de vida, os clientes também se concentram no que querem focar e aprendem a trabalhar e construir uma estrutura a partir disso. Se eles não sabem o que querem em suas vidas, por consequência não saberão aonde chegar nem que chegaram (se que é que vão chegar). Se eles sabem o que querem, começam a fazer novas escolhas e criar novos hábitos comportamentais, reduzindo e, em alguns casos, eliminando a paralisia comportamental. O coach de vida deve construir uma ponte entre o local onde o cliente está (“estado atual”) e aonde ele quer chegar (“estado desejado”).

Pontos fundamentais para tornar-se um Coach de Vida

Para tornar-se um coach de vida é essencial que você já tenha se beneficiado de um processo de coaching de vida. Isso significa que é importante que você passe pelo processo de coaching. Você também vai precisar de um forte e contínuo compromisso com a sua própria consciência e seu crescimento pessoal. Como com todos os outros tipos de coaching, é preciso possuir e continuar a desenvolver, baseado em um modelo de competências, que pode ser feito com o auxílio de ferramentas de assessment.

O que os grandes coaches têm em comum?

Um grande amor e desejo de ajudar as pessoas;
Excelente capacidade de ouvir;
Vontade e o compromisso de defender firmemente a verdade;
A forte mistura de bondade e compaixão;
O dom de reconhecer e articular os pontos fortes dos clientes;
A grande capacidade de não julgamento e a intuição bem desenvolvida;
A orientação positiva para a vida (“pensamento positivo”);
Desapego e empatia

O mercado de Coaching

Quem deseja uma vida melhor e se sente obrigado a fazer mudanças vai se beneficiar muito do processo de Life Coaching. O grande trunfo para a construção de uma prática de coaching de vida envolve trabalhar com um nicho específico.

Os coaches de maior sucesso não escolhem apenas um foco estreito de coaching. O nicho e o mercado organicamente se desenvolvem a partir das habilidades do coach, interesses e experiências de vida. Quanto mais paixão o coach tiver com o nicho de mercado que escolheu, mais bem sucedido ele será.

Nichos específicos de Life Coaching

Coaching de vida para o gerenciamento do stress;
Coaching de vida para pais adotivos;
Coaching de vida para organização ou reorganização;
Coaching de vida para preparação para a faculdade (adolescentes);
Coaching de vida para executivos que estão deixando as empresas;
Coaching de vida para jovens e adultos;
Coaching de vida para Gestão financeira para casais;
Coaching de vida para Gestão financeira para solteiros;


Antes de finalizarmos este capítulo, eu não poderia deixar de lhe fazer algumas perguntas. Responda-as e, com certeza, terá insights significativos sobre a sua vida, presente ou até mesmo futura.

Que mudanças importantes você fez na sua vida até este momento?

Que atividade faz com que você se sinta verdadeiramente apaixonado?

Com que tipo de pessoa você mais gosta de se relacionar?

As respostas a estas perguntas vão criar uma sólida base para que você possa identificar em qual nicho de coaching pode atuar, sentindo-se verdadeiramente satisfeito e pleno.