Sem tempo para ler? Que tal OUVIR este texto? Ouça o artigo clicando no player.



No ambiente corporativo, não são poucos os que acham que sabem o que é liderança, mas não se comportam como líderes e, consequentemente, isso acaba interferindo diretamente na produtividade dos gerenciados. 

É por isso que, muitas vezes, equipes com grande potencial não conseguem gerar os resultados desejados pela empresa e acabam, inclusive, ficando desmotivados

O gestor olha para o time, enxerga nele toda a capacidade necessária para realizar metas, mas elas não se concretizam nunca. O que será que falta, então, para que isso aconteça?

Se você quer conhecer o segredo de times de alta performance, siga lendo este artigo até o final.

Vamos falar sobre o conceito de liderança, o que marca um bom líder e também como se tornar um gestor inspirador para a sua equipe. 

Boa leitura!

O QUE É LIDERANÇA?

De modo simplificado, liderança é a capacidade que uma pessoa possui de conduzir um grupo de indivíduos, transformando-os em uma equipe que gera os resultados almejados pela empresa. 

O líder é a pessoa que tem a habilidade de motivar e de influenciar os liderados, agindo de forma ética e positiva, de modo que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização sempre explorando de cada membro da equipe os seus pontos fortes. 

No entanto, a liderança pode ser complexa, pois o bom líder, além de habilidades técnicas, deve ter inteligência emocional para gerir os colaboradores e a equipe, ser capaz de desenvolver seus liderados atendendo expectativas pessoais e profissionais, e tudo isso sempre alinhando com os interesses das organizações.

PRINCIPAIS TIPOS DE LIDERANÇA

Engane-se quem pensa que a liderança é exercida de uma só forma.

São muitos os estilos que marcam líderes das mais diversas características. Obviamente, o impacto que cada um gera sobre os liderados no ambiente corporativo também muda.

O líder precisa apresentar clareza estratégica, estrutura organizacional, valores e princípios, compromisso na adoção de práticas de reconhecimento, de remuneração e de salubridade do clima organizacional.

A seguir, você vai conhecer os tipos mais comuns, como o autocrático, o democrático e o liberal, além de outros mais específicos, como o Leader Coach, o situacional e o servidor. 

Qual será o seu?

1. Liderança autocrática

A liderança autocrática consiste em uma figura de comando autoritário, que costuma centralizar as tarefas e tomada de decisão sem envolver a equipe. 

É um líder que impõe regras e ordens, sem exercitar o diálogo. 

Nesse estilo, há destaque para a falta de autonomia dos subordinados, que se comportam como cumpridores de ordens.

Agindo dessa forma, o líder conduz o time à sua maneira e acredita que os resultados virão se for compreendido naquilo que quer.

2. Liderança democrática

O estilo democrático, como o nome sugere, compreende as ideias e as decisões da equipe. 

Nesse caso, o líder exerce papel de orientador e facilitador, enquanto a equipe é estimulada a assumir mais responsabilidades. 

Esse modelo permite a valorização dos profissionais e foca no aumento da produtividade.

O reforço no desempenho é esperado com o maior engajamento e motivação dos colaboradores.

3. Liderança liberal

Na liderança liberal, o líder participa pouco e concede muita autonomia para os liderados. 

Os subordinados, então, nem podem ser assim chamados, já que assumem um papel de protagonismo, com grandes responsabilidades.

Eles costumam a agir e decidir sem o consentimento do líder.

É algo que pode tanto ter efeito positivo, como um desempenho acelerado pela satisfação profissional, quanto também negativo. Acontece, por exemplo, quando a falta de orientações leva o time a perder o foco nas metas e objetivos da empresa.

4. Leader coach

O líder aplica as técnicas e ferramentas de Coaching para proporcionar o desenvolvimento da sua equipe, tendo sempre no autoconhecimento o ponto de partida.

A ideia é que cada vez mais os liderados entendam as suas potencialidades e aprendam a aprimorar as habilidades comportamentais deficientes ou inexistentes.

Assim, encontrando a melhor versão de cada um, eles se tornam mais completos e preparados para atingir seu potencial máximo.

5. Liderança situacional

Os líderes que adotam esse estilo estão mais presentes em organizações que se transformam o tempo todo. 

Isso porque são profissionais que têm habilidade em lidar com situações diversas, propondo ações e estratégias de acordo com os acontecimentos.

A flexibilidade, portanto, é uma das características marcantes desse estilo de liderança.

6. Liderança servidora

A liderança servidora, por sua vez, conta com um profissional que atua para atender aos objetivos e às expectativas da equipe. 

Dessa forma, o líder servidor deve ter a capacidade de se colocar no lugar do liderado para compreender verdadeiramente as necessidades e desejos dele. 

Nesse caso, a habilidade que mais se destaca é a empatia.

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM LÍDER?

Veja agora um resumo com as principais características presentes em bom líder: 

- Excelente comunicação

Saber se expressar de forma clara e coerente é fundamental para que a equipe compreenda as informações que são transmitidas e consiga agir em consonância com o que foi solicitado. 

Esse recurso também é importante para apresentações e reuniões.

- Bom relacionamento interpessoal

Um bom líder deve ter uma relação amigável com todos no ambiente de trabalho. 

A cordialidade e o respeito devem fazer parte das conexões e contatos. 

E a manutenção dos relacionamentos também contribui para a melhora do clima organizacional.

- Conhecer bem os integrantes da equipe

Para liderar com eficiência, é preciso identificar as características e comportamentos de cada um. 

Assim, o líder pode explorar os potenciais individuais e contribuir com o aprimoramento de pontos fracos do time.

- Ter visão do futuro para se antecipar a problemas e propor soluções

Ser visionário é uma competência fundamental para um bom líder. Assim, ele pode tomar decisões importantes diante de situações desafiadoras que influenciam diretamente nos resultados.

- Buscar atualização e desenvolvimento constante

Todo profissional deve ter essa preocupação. Contudo, o líder precisa ser ainda mais comprometido com o crescimento e evolução. 

Afinal, como orientador, ele também serve de inspiração para os liderados. Todos os líderes devem ser como um espelho e refletir aos seus colaboradores o comportamento que gostaria que cada um tivesse. 

COMO DESENVOLVER AS HABILIDADES DE UM LÍDER? 

O maior trabalho da liderança é agregar valor e isto se dará por meio de programas e processos efetivos de desenvolvimento humano, visando construir excelência na liderança de pessoas para poder gerar melhores resultados para os negócios e para a equipe.

O Coaching proporciona uma eficiente metodologia de desenvolvimento humano aos profissionais que buscam desenvolver as habilidades essenciais a um grande líder e, consequentemente, alcançar bons resultados para a organização. 

Conduzir e gerir pessoas de forma eficaz é uma tarefa bastante complicada e exige muito controle emocional, autoconfiança, visão de futuro e planejamento estratégico, entre muitas outras habilidades fundamentais.

Por meio do Coaching, os líderes podem desenvolver a competência mais valorizada pelas organizações atualmente, que é a liderança de alta performance.

O líder coach é aquele que exerce sua liderança utilizando técnicas e ferramentas do Coaching. Esse é um profissional que inspira pessoas e conquista pelo exemplo de suas atitudes, e não pelo autoritarismo ou imposição.

Além disso, o líder coach dá feedbacks construtivos e assertivos, estimula o aprimoramento da comunicação entre sua equipe, bem como de aspectos como foco, produtividade, automotivação, negociação, inovação, criatividade, relacionamento interpessoal, planejamento e visão sistêmica.

CONHEÇA O CURSO DE LEADER COACH DA SLAC® COACHING

Para se desenvolver como líder, uma forma de acelerar esse processo e notar resultados mais efetivos é recorrer ao Coaching.

O curso de formação PLCC® - Professional Leader Coach Certification faz parte das certificações da SLAC®, reconhecidas pela IAC® - International Association of Coaching, principal órgão que regulamenta o uso do Coaching nos Estados Unidos. 

O programa é considerado um dos mais avançados da atualidade.

Essa certificação foi comprovada e aprovada por mais de 5.000 líderes.

Todo o conteúdo programático segue a metodologia desenvolvida por Morgan McCall (High Flyers), que é utilizada nas maiores universidades do mundo.

Assim, ela traz, de forma simples e direta, os conceitos de Liderança Coach.

São 16 horas aula presenciais, além de estar também disponível 100% online, com material de apoio e exercícios de fixação.

CONCLUSÃO 

Você viu neste artigo o que é liderança e como você também pode desenvolver as competências e habilidades exigidas de um bom líder.

Para isso, recorrer ao Coaching é uma decisão certeira.

Visite o site da SLAC® para conhecer nossas formações e encontrar aquela que melhor atende aos seus objetivos.

Se preferir, faça contato conosco.


E-book Liderança

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!