Os melhores líderes estão sempre em busca de desenvolver suas habilidades e crescer profissionalmente. Por serem gestores e fazerem a liderança de equipe, estão em evidência e são considerados verdadeiros exemplos, o que implica em uma responsabilidade ainda maior.

Como aplicar uma boa liderança de equipe?

Para aplicar uma liderança de equipe eficaz, é importante conhecer a si mesmo, seu perfil profissional e a sua equipe. Afinal, por mais que eu passe boas dicas, elas somente serão eficientes se você as adaptar à sua realidade. 

Portanto, o primeiro exercício que proponho a você é: invista em autoconhecimento e busque entender mais os profissionais que estão ligados a você para saber como ajudá-los a crescer e até mesmo para delegar tarefas de forma assertiva.

Estipule metas alcançáveis

Liderar uma equipe exige estipular objetivos. Se criar uma lista de metas que são muito altas, pode acabar desestimulando os funcionários. Isso porque, se notarem que não vão conseguir, já perdem a vontade de tentar.

Conheça mais sobre o método SMART e trace suas metas da maneira certa.

Ser flexível a mudanças e estimular os colaboradores

Nada melhor do que um profissional adaptável, que não demora a se adequar a novos processos e outras mudanças em sua área. Se essa característica já é importante para os funcionários, para um líder que é exemplo ela deve ser mais ainda.

Portanto, a dica é buscar dividir tarefas de maneiras diferentes — se for possível no seu contexto — para exercitar novos olhares sobre as demandas. Outra possibilidade é dar e receber feedbacks com ideias do que pode ser melhorado e como isso seria viável. 

Com ações que mais parecem detalhes, você pode estimular sua equipe a ser mais flexível.

Não ignore a vida pessoal dos profissionais

Muitas vezes falamos em “vida pessoal” e “vida profissional”. Porém, ambas são vividas pela mesma pessoa. Ou seja, não há como separá-las completamente. 

Esteja atento ao comportamento dos colaboradores e procure deixá-los à vontade para recorrer a você, caso precisem de ajuda ou mesmo para esclarecer alguma questão. 

Em alguns casos, o desempenho de um profissional pode diminuir se estiver passando por algum problema. Se você souber como identificar que há algo de errado, saberá como ajudar a conduzi-lo da melhor forma para que não se prejudique no ambiente de trabalho.

Levante novos líderes

Uma das formas de fazer sua liderança de equipe ser mais produtiva é incentivar e levantar novos líderes. Pode parecer confuso pensar em outras pessoas para ajudar você a gerir pessoas e atividades. 

Um bom líder não só conta com suas próprias habilidades, mas sabe como e quando impulsionar seus liderados para que os projetos andem com mais autonomia.

Experimente deixar pessoas responsáveis por atividades de mais responsabilidade em alguns momentos e aproveite para dar feedback de cada experiência.

O PLCC® — Professional Leader Coach Certification é um dos cursos que pode ajudar você a se desenvolver como um líder de excelência e ampliar sua liderança de equipe. Confira outras dicas nos conteúdos da SLAC® Coaching!
E-book Liderança

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!