Para que a gente saiba efetivamente qual é a hora certa para se desenvolver, primeiro, quero dizer que a hora certa é toda hora, a todo momento. Mas é natural que o ser humano, até pela sua essência e pela sua natureza, espere que algo aconteça para que ele, efetivamente, se mova e parta em busca de um desenvolvimento específico.

Eu sempre comento o seguinte: se você se sente insatisfeito com aquilo que faz e, muitas vezes, essa insatisfação é percebida por aspectos muito simples. Vou dar um exemplo para facilitar o entendimento.
Um primeiro aspecto interessante que faz você perceber se efetivamente está engajado e motivado com o que faz é o que a gente chama de distorção de tempo.

Se você está constantemente envolvido em atividades com as quais acha que pouco tempo se passou. Por exemplo, você começou uma atividade às 8 horas da manhã e fala assim: “Nossa, passou pouco tempo”. Daí você olha no relógio, já são 14 horas e você até esqueceu de almoçar. Significa que você está totalmente envolvido com aquilo, significa que você tem um prazer por se entregar naquela determinada atividade. E isso mostra que você não só está engajado, como aquela situação te satisfaz, te preencher e te completa. Isso faz com que você acabe tendo uma motivação e engajamento extras para lidar com aquela atividade.

Agora, quando o oposto é verdadeiro, ou seja, você tem uma determinada situação onde começa uma atividade às 8 horas e, de repente, você pensa assim: “Nossa, preciso ir almoçar, pois já está tarde”, mas aí olha no relógio e não são nem 9 horas ainda. Você tem também essa distorção de tempo, mas no aspecto negativo. 
Significa que aquela situação na qual você está envolvido está muito custosa para você. Existe certo desgaste. Por mais que tenha feito poucas coisas, você se sente sugado, é sugada a sua energia naquela atividade.

Nesse, momento você deve olhar e repensar tudo aquilo que acontece no seu dia a dia, o que está acontecendo no seu contexto profissional e no seu contexto pessoal para, efetivamente, analisar se não é o momento específico de você buscar um desenvolvimento diferenciado, de buscar um novo caminho, pois aquele caminho que você está trilhando não é um caminho que te deixa pleno, sereno e que efetivamente te motiva no dia a dia e faz com que você se sinta não só engajado, mas satisfeito com aquilo que você desempenha.
 

Transforme sonhos em realidade