O comportamento pode ser definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico de um ser humano, animal ou objeto, mediante suas interações com o ambiente ao seu redor.

Como exemplos, podemos citar o comportamento animal, o comportamento atmosférico, o comportamento consciente e o inconsciente, o comportamento social e o humano, que é justamente a área onde atua a programação neurolinguistica (PNL).

O que é PNL?

Descrita como um manual de instrução do funcionamento do cérebro humano, a PNL é um processo educacional sobre como usar melhor o cérebro para alcançar qualquer resultado, obtendo excelência em qualquer campo de interesse, utilizando técnicas que suprem a necessidade de se compreender, descrever e ensinar modelos comportamentais e linguísticos de pessoas consideradas excelentes no que fazem.

Sendo a maneira de se comportar, reagir, portar-se ou proceder das pessoas estimuladas com relação ao que ocorre ao seu redor, o indivíduo que tem controle sobre sua PNL certamente consegue intervir com mais facilidade, tanto no comportamento do próximo, quanto no dele mesmo, de forma a obter respostas emocionais ou comportamentais positivas, alterando os padrões que limitam seu crescimento pessoal ou profissional, ou seja, essa pessoa consegue mudar o que quer em sua vida, de forma rápida e sem grandes esforços.

Conheça nossos Cursos de Programação Neurolinguística

Os diferentes modos de comportamento

Existem diversos modos de comportamento, que variam consoante as circunstâncias em questão.

O comportamento consciente é aquele que se realiza na sequência de um processo de raciocínio. Portanto acaba sendo o foco de atuação da PNL, facilitando o convívio diário interpessoal, seja em âmbito pessoal ou profissional.

Na óptica da psicologia, o comportamento é tudo aquilo que faz um ser humano perante o seu meio envolvente. Cada interação de uma pessoa com o seu ambiente implica um comportamento. Quando esse comportamento apresenta padrões estáveis, pode-se falar de conduta.

Leia também: Qual a Diferença entre Comportamento e Personalidade?