Liderar é um tema fundamental para qualquer área, por isso confira nossas dicas de livros sobre liderança.

A essência do líder

Escrito por Warren Bennis, e publicado pela Editora Campus, nesta obra, o autor entrevistou vários líderes, examinando os atributos dos profissionais em setores distintos, como executivos, cientistas e artistas, para compreender como eles conseguiam levar outras pessoas a realizar suas visões e a trabalhar por um mesmo propósito.

O 8º hábito

Escrito por Stephen R. Covey, e publicado pela Editora Best Seller, a obra O 8º Hábito apresenta a ideia de que um líder tem papeis fundamentais que podem fazê-lo alcançar a grandeza, se trabalhados de forma equilibrada. Para o autor, o líder deve inspirar confiança, esclarecer propósitos, alinhar sistemas e liberar talentos.

Leia também: Qual o papel do líder?

O desafio da liderança

Escrito por Barry Posner em parceria com James Kouzes e publicado pela Editora Campus, nesta obre os dois especialistas em liderança pelo exemplo, os autores disseminam duas leis: “Quem não acreditar no mensageiro, também não acredita na mensagem” e “Você constrói alicerces confiáveis para sustentar a liderança quando faz o que diz que fará”.

Transforme sonhos em realidade

No livro eles defendem que, na liderança, as pessoas não defendem os outros pelo título, posição ou técnica, mas pelo que elas são.

Leia também: O que é liderança?

Autenticidade

Para os autores Bill George e Bill Sims, o segredo para engajar a equipe e transformar o ‘eu’ em ‘nós’ é ser você mesmo. Mas é preciso ter cuidado para não ser sua pior versão, mas sim abandonar as máscaras e se tornar o que deseja, independente das pressões organizacionais. Aqui no Brasil, a obra foi publicada pela Editora Saraiva.

O gerente minuto

Publicado pela Editora Record, no livro O gerente minuto, escrito por Kenneth Blanchard e Spencer Johnson, os líderes precisam ter objetivos simples, claros e, segundo os autores, devem não só elogiar, mas repreender também.

Um dos exemplos é quando um membro da equipe entra na sala do chefe e quer comunicar um problema. O gerente minuto então responde que, se a empresa tem um problema, pagará apenas para um dos dois resolvê-lo.