5 livros sobre liderança que todo líder deveria ler

Liderar é um tema fundamental para qualquer área, por isso confira nossas dicas de livros sobre liderança.

A essência do líder

Escrito por Warren Bennis, e publicado pela Editora Campus, nesta obra, o autor entrevistou vários líderes, examinando os atributos dos profissionais em setores distintos, como executivos, cientistas e artistas, para compreender como eles conseguiam levar outras pessoas a realizar suas visões e a trabalhar por um mesmo propósito.

O 8º hábito

Escrito por Stephen R. Covey, e publicado pela Editora Best Seller, a obra O 8º Hábito apresenta a ideia de que um líder tem papeis fundamentais que podem fazê-lo alcançar a grandeza, se trabalhados de forma equilibrada. Para o autor, o líder deve inspirar confiança, esclarecer propósitos, alinhar sistemas e liberar talentos.

Leia também: Qual o papel do líder?

O desafio da liderança

Escrito por Barry Posner em parceria com James Kouzes e publicado pela Editora Campus, nesta obre os dois especialistas em liderança pelo exemplo, os autores disseminam duas leis: “Quem não acreditar no mensageiro, também não acredita na mensagem” e “Você constrói alicerces confiáveis para sustentar a liderança quando faz o que diz que fará”.

No livro eles defendem que, na liderança, as pessoas não defendem os outros pelo título, posição ou técnica, mas pelo que elas são.

Leia também: O que é liderança?

Autenticidade

Para os autores Bill George e Bill Sims, o segredo para engajar a equipe e transformar o ‘eu’ em ‘nós’ é ser você mesmo. Mas é preciso ter cuidado para não ser sua pior versão, mas sim abandonar as máscaras e se tornar o que deseja, independente das pressões organizacionais. Aqui no Brasil, a obra foi publicada pela Editora Saraiva.

O gerente minuto

Publicado pela Editora Record, no livro O gerente minuto, escrito por Kenneth Blanchard e Spencer Johnson, os líderes precisam ter objetivos simples, claros e, segundo os autores, devem não só elogiar, mas repreender também.

Um dos exemplos é quando um membro da equipe entra na sala do chefe e quer comunicar um problema. O gerente minuto então responde que, se a empresa tem um problema, pagará apenas para um dos dois resolvê-lo.