O que é gestão de carreira?

Com o fato do atual mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em busca de pessoas habilidosas para contribuir com o sucesso das empresas, muitas organizações oferecem planos de desenvolvimento a seus profissionais.

A gestão de carreira é uma pratica gerencial encontrada em organizações bem estruturadas, que visa estabelecer trajetórias de carreira, assegurando que os colaboradores tenham perspectivas de desenvolvimento e de ascensão profissional, conciliando as diferentes expectativas de carreira das pessoas com as necessidades organizacionais, ou seja, são ações de planejamento de recursos humanos, vinculadas aos objetivos empresarias que visam uma atuação eficaz de seus profissionais.

Já o coaching é um processo eficaz embasado em inúmeras metodologias, onde o profissional que procura um curso ou um coach recebe instruções por meio de técnicas e ferramentas cientificamente comprovadas, consegue auxilio tanto no desenvolvimento pessoal quanto em seu crescimento profissional, acelerando o alcance de resultados.

O coaching de carreira

Existem vários métodos de coaching que oferecem os subsídios necessários para que a pessoa possa construir uma carreira de sucesso, potencializando competências e habilidades como liderança, gestão e comunicação.

O coaching traça uma gestão de carreiras um tanto quanto efetiva, o que promove o desenvolvimento individual de talentos, gerando resultados mais assertivos para o aumento de produtividade, foco, planejamento e ações eficazes.

A gestão de carreira possui como principais objetivos desenvolver pessoas com base em suas qualificações e habilidades, evitar a estagnação de colaboradores e a criação de um clima satisfatório interno que realmente traga resultados. Se atrelada ao coaching, com certeza terão vantagens que representarão um crescimento significativo para o profissional e para a organização.