Qual é o papel do coaching?

Uma pessoa que passa por um processo de coaching consegue potencializar sua vida em vários aspectos. Por convergir diferentes técnicas e áreas do conhecimento humano, o coaching proporciona excelentes resultados nos mais diferenciados contextos. Os bons frutos podem ser obtidos na esfera profissional, financeira, pessoal, familiar ou social.

Durante as sessões de coaching, o coach apoia o cliente a se desenvolver melhor em alguma área da sua vida, em uma relação de parceria para o alcance de um determinado objetivo, utilizando novas técnicas de aprendizado.

O coaching estimula mudanças importantes e significativas na pessoa, com resultados satisfatórios que podem ser alcançados em pouco tempo. Ao passar por esse processo, o coachee consegue visualizar com clareza pontos peculiares do seu comportamento, tem estímulos na autoconfiança e vence barreiras para atingir suas metas.

A relação de parceria entre o coach e o coachee

Esse processo se dá por um acompanhamento realizado de forma confidencial e profissional, através de sessões com o especialista coach. Essas sessões podem durar de uma a duas horas e são realizadas de forma individual ou em grupo, com frequência semanal, quinzenal ou mensal.

O coach dá apoio ao cliente em todo seu potencial para conquistar o que for estabelecido. A pessoa institui uma meta, que pode estar relacionada a diferentes áreas, e o coach apoiará no desenvolvimento de habilidades e competências para alcançar o objetivo.

Vale destacar que essa meta não tem tempo determinado para ser atingida, o importante é ajudar a pessoa a maximizar seu potencial e gerar melhores resultados para sua empresa ou projeto. Ao conseguir enxergar os problemas de maneira diferente, identificando as soluções, o coachee encontra novas possibilidades de ação para se sair bem-sucedido.

O coach não dá diagnóstico, tampouco aconselha nem faz recomendações, ele apoia e se torna uma ferramenta de suporte para o cliente obter o máximo de desempenho pessoal e profissional, tornando-se importante para possibilitar autoconhecimento e expansão das capacidades do coachee, que normalmente precisa de apoio para resolver problemas pessoais ou profissionais.