método S.M.A.R.T. é completo, simples de ser usado, bastante detalhado e eficiente em resultados, que se tornou ótima ferramenta para o coaching, tanto para ser ensinada aos clientes, quanto para ser aplicada nas próprias sessões. Para utilizar esse conceito em uma sessão, o coach deve começar explicando ao cliente o que é S.M.A.R.T. e quais são as palavras que formam a sigla.

A importância da meta positiva

Após essa explicação e a compreensão do método, deve explicar também que uma meta precisa ser sempre positiva. Por exemplo, deve-se dizer “quero emagrecer X quilos em Y tempo” em vez de “não quero mais ser gorda”.A partir de então, o cliente deverá elaborar sua meta começando a defini-la de forma específica, onde um objetivo deve ser sempre claro e específico, por exemplo, construir uma casa de três quartos no meu bairro e não apenas “construir uma casa”.

Perguntas direcionadas ao caochee

As perguntas para direcionar o coachee a definir a sua meta podem ser feitas baseadas em: o que, como, quais características básicas, para quem. Depois é o momento de tornar a meta mensurável, ou seja, deve-se definir uma quantidade exata.

Caso não seja possível definir números, pode-se pensar em indicadores qualitativos para medir o atingimento da meta.

Por exemplo, se o objetivo for controlar a agressividade em casa, um bom indicativo é perceber as pessoas mais tranquilas na presença do antigo agressor, ou, então, mais receptivas e amorosas. O próximo passo é analisar se a meta é algo alcançável, ou seja, se o seu cliente tem plenas condições de realizar com sucesso o que se propõe.

O coachee deve dizer quais são os recursos que precisa para cumprir sua meta, se poderá manter esses recursos e se é possível consegui-los.

É necessário saber se depende de alguém para alcançar o objetivo. Feito isso, é hora de saber se a meta é realista, ou seja, se é algo totalmente visível dentro da realidade do coachee. Nesse momento, o coachee não deve titubear nem colocar empecilhos para alcançar a meta, ele deve ter plena convicção de que o que propõe a si mesmo é real.

O último passo é estabelecer um tempo para o cumprimento da meta, que pode ser poucos dias, como também meses, até mesmo ultrapassar o fim das sessões de coaching.

E-book Metas

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!