Escrito por Sulivan França - 17 de Maio de 2018

Mudar é preciso, mas é algo complicado. As pessoas preferem fazer aquilo que já conhecem, ou trabalhos que venham a empregar o mínimo de esforço possível.

Os seres humanos tem uma grande capacidade de adaptação, devem sempre estar atentos para que as mudanças venham de forma a atender suas necessidades e valores básicos. Veja cinco dicas para quem deseja mudar de carreira:

01 – Desenvolva o Autoconhecimento

Algo que não tem fórmula, um caminho sem fim. O ser humano é um ser mutável, em constante transformação, por isso precisa ouvir sempre sua voz interior.

A primeira etapa para rever o caminho profissional, é ter certeza do que quer.

02 – Pesquisa de Mercado

Entender sobre o segmento novo e que lhe chamou atenção é importante, logo faça uma pesquisa bem elaborada de mercado, para descobrir todos os pontos fortes e fracos, e ter certeza de que está optando pelo que realmente quer.

Pois é preciso entender o que está acontecendo no mundo do trabalho, quais são os setores mais prósperos e, mesmo naqueles que ainda estão se reerguendo, quais as funções mais necessárias e de que forma pode vir a contribuir.

03 – Avalie as Ferramentas

Após ter escolhido a nova carreira, é necessário buscar especialização. Só assim a transição será menos traumática e o risco de dar errado pode ser nulo. São essas as ferramentas que vão ajudar a construir o planejamento pessoal.

04 – Faça um Planejamento Assertivo

Faça um planejamento sobre qual área e qual posição deseja, pois para realizar de forma eficaz uma mudança profissional, é preciso ter seus objetivos definidos e, com isso, elaborar um plano de transição de carreira bem formulado, confiável e seguro.

05 – Defina seu Objetivo

Para quem já sabe qual é a nova área de atuação a seguir, uma das principais tarefas é compreender quais são as competências exigidas para essa nova atividade.

Perguntem-se, “Quais são os conhecimentos obrigatórios?” e “O que é considerado um diferencial na área?”; “Quais cursos serão necessários fazer?”. Enfim, é importante coletar o máximo de informações sobre a área.

E o mais importante, com todas essas ferramentas em mãos, busque a ajuda necessária e tenha atitude, vá em frente.

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF