Para medir a performance de uma equipe de trabalho, o primeiro passo é definir os parâmetros a serem utilizados na avaliação de desempenho. Os principais são competências e metas.

As competências são o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem ao indivíduo desempenhar com eficácia suas tarefas. Podem ser cursos, habilidades pessoais ou treinamentos que tenham realizado, por exemplo.

Já as metas são os resultados e desempenhos que um funcionário precisa alcançar para entregar o valor no seu trabalho para a organização.

Lembre-se: Uma Meta deve ser Mensurável!

Competências como produtividade ou habilidade podem ser subjetivas, mas uma meta deve sempre ser mensurável. Depois de estabelecer esses parâmetros para a avaliação, informe-os claramente aos membros da equipe, pois todos devem saber e entender como você conduzirá este trabalho.

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Quando tem as expectativas de desempenho mais organizadas, elas podem exigir que alguns funcionários modifiquem sua forma de agir e trabalhar. A avaliação não precisa ocorrer imediatamente. Ela pode ser um processo, consistindo da observação de sua equipe e o progresso que farão nesse prazo.

Foque no Progresso

O progresso é mais importante do que o resultado atingido pela equipe, quando o prazo acabar. O seu foco deve ser na melhoria constante.

Quando o prazo estipulado acabar, chega o momento da avaliação propriamente dita. Você precisa analisar o progresso de cada funcionário e da equipe como um todo.

Uma metodologia recomendada é a avaliação 360 graus. Esse método baseia-se em reunir diferentes avaliações de stakeholders com perfis variados, que fornecerão diferentes perspectivas, para obter um panorama mais completo e preciso do desempenho.

São utilizadas avaliações dos superiores, colegas, auto-avaliações, clientes ou parceiros. A partir das avaliações, identifique onde estão os pontos fracos de seus funcionários, que precisam ser melhorados conforme as estratégias de desenvolvimento.

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