Ser promovido é o sonho de muita gente, e certamente que uma promoção sempre é bem-vinda, ajuda até no ego do funcionário, ter reconhecimento é sempre bom para qualquer um.

Mas ganhar uma promoção não é só uma questão de aumento salarial, na maioria das vezes junto com ela vem o aumento da responsabilidade de um novo cargo. Se a promoção veio é porque alguém acreditou que você estava apto para aquela função.

Leia também: Qual o Papel do Líder?

Aproveite seu novo cargo ao máximo

Em primeiro lugar, abrace e curta sua promoção, estude estratégias de como pode fazer bem a função que lhe foi dada, procure aprimorar suas habilidades, se especialize. Seja ainda melhor do que esperam.

Mantenha a postura adequada de acordo com o cargo que lhe foi concedido. Num cargo gerencial, por exemplo, imponha respeito, exija o que achar necessário dos funcionários, mas tome muito cuidado para não se tornar um carrasco.

Transforme sonhos em realidade

Aprenda a ser líder. Em seguida, tenha em mente que a empresa não promoveu você para defender o ponto de vista dos funcionários.

Você foi promovido para defender o ponto de vista da empresa, o que significa que precisa parar de pensar como subordinado e começar a raciocinar como chefe, adequando-se à nova função.

Veja também: O que é Gestão de Carreira?

Zele pelos seus funcionários

Tente fazer o melhor pelos seus funcionários. Se não conseguir, não coloque a culpa na direção da empresa, busque as melhores soluções sempre seguindo a cultura organizacional. Finalmente, aprenda a exercer sua autoridade e colocar-se em sua posição.

Se algum subordinado disser que não era isso que você dizia antes, ou que sua maneira de se portar mudou, explique que realmente mudou foi a situação. Você continua achando tudo o que achava antes, mas agora tem que se reportar de uma forma diferente, condizente com seu cargo atual.

É importante não deixar que o novo cargo suba a cabeça, pois humildade é imprescindível e uma bela qualidade que o ajudará a manter boa relação com outras pessoas.

Entenda o conceito de liderança.