Os tipos de coaching

O coaching é cada vez mais utilizado em todo o mundo, com um aumento de procura de aproximadamente 350% ao ano, principalmente devido às realizações profissionais e pessoais.

Com diversas modalidades, a SLAC® Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching fornece formação com título internacional, credibilidade e reconhecimento profissional para a carreira e para a vida da pessoa, que pode ser o principal elo entre o potencial das pessoas e suas realizações.

Há apenas dois tipos de coaching:

Coaching de Vida – processo desenvolvido para a pessoa ter uma melhor qualidade de vida, tanto para o desenvolvimento pessoal como para o planejamento de vida. Normalmente, é solicitado por qualquer pessoa que pretenda alcançar determinado objetivo.

Coaching Executivo – destinado a alcançar objetivos corporativos, alta performance de gestores e necessidades de negócios. Costuma ser solicitado por empresários, diretores, executivos, entre outros profissionais.

Há ainda o que pode ser chamado de subcategoria entre o coaching de vida e o coaching executivo:

Coaching de Carreira – orienta carreiras profissionais, desenvolve e encaminha a pessoa para novas oportunidades.

Dentro do coaching executivo, há divisões importantes:

Leader Coach – desenvolvido para que as competências de um coach fossem transmitidas para líderes de equipes, entre elas empatia, perguntas estratégicas, feedback, condução de processos, liderança servidora e escuta atenta e estruturada.

Team Coach – treinamento e desenvolvimento de equipes para desenvolver e maximizar a performance do grupo. Desenvolve uma meta que deve ser alinhada ao cenário, cultura e valores da organização, bem como planejada com o modelo de competências.