Técnicas de Coaching para criar o futuro

Não importa a época da vida, é praticamente inevitável não pensar como será o futuro. E é exatamente no ato de pensar e planejar como será o futuro que o coaching pode auxiliar você a alcançar grandes objetivos na carreira ou na vida. Conheça algumas das técnicas de coaching que podem potencializar seu futuro e garantir muito sucesso.

Primeira Técnica

A primeira é a mais simples: criar uma visão. Concorde com um prazo que faça sentido para o coachee (o fim do ano, um ano, cinco anos, até a aposentadoria). Peça ao coachee que pense em tudo o que pode ser possível dentro desse prazo. Estimule-o a sugerir tantas ideias quanto possível. Feito isso, peça-lhe que diminua a lista para aquilo com o que ele esteja disposto a se comprometer.

Segunda Técnica

Uma segunda abordagem é pedir ao player que escreva um discurso a ser complementado no ponto de conclusão da visão: aposentadoria, fim de um projeto, Ano novo. Quais seriam os sucessos obtidos e as realizações ocorridas? Uma terceira opção é pedir ao coachee que faça um desenho dessa visão. Pode ser um desenho livre e abstrato ou uma figura tradicional.

Obviamente, alguns vão achar esse tipo de exercício mais fácil que os outros. A imagem é então traduzida pelo caochee numa visão ou num conjunto de metas escrito ou verbal. Entretanto, garanta que ele se mantenha fiel ao desenho, já que é um potente símbolo. Uma opção final, e talvez menos convencional, é pedir ao coachee que feche os olhos e relaxe. Peça-lhe que permita que uma imagem da visão venha.

A primeira imagem é normalmente a mais útil. Ele então pode ou descrever a imagem para você ou fazer um desenho dela, como explicado anteriormente. A partir dessas duas técnicas, um coach pode ajuda seu coachee a ficar mais perto de atingir seus objetivos!


Esse texto possui informações extraídas do livro Coaching Eficaz de Myles Downey, editora CENGAGE Learning, 3ª edição, 2010.