Escrito por Sulivan França - 17 de Junho de 2019

As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem-sucedido. 

Quem tem mentalidade pobre costuma olhar para o sucesso dos outros com ressentimento, raiva e inveja. Veja, se você quer ser uma pessoa boa, mas considera os ricos naturalmente maus, nunca será um deles. Como você será algo que despreza? "Os ricos ficam com todo o dinheiro, por isso não sobra nada para mim." Trata-se do perfeito discurso de vítima. 

A ideia de que os ricos são em princípio maus é pura ignorância. Há muitas milionários que são exemplo por sua generosidade, com participação ativa em obras de caridade. Afinal, quem mais pode contribuir é quem ganha mais. 

O ressentimento contra pessoas bem-sucedidas é uma das maneiras mais seguras de alguém continuar na pior. Como somos criaturas de hábitos, é preciso praticar para superar hábitos ruins. Por isso, em vez de sentir ressentimento dos ricos, você deveria praticar o ato de admirá-los, abençoá-los e amá-los. Assim, saberá inconscientemente que, quando você enriquecer, outras pessoas vão admirá-lo, abençoá-lo e amá-lo em vez de sentir ressentimento. 


Faça a declaração: 

Eu admiro as pessoas ricas. Eu abençoo as pessoas ricas. Eu amo as pessoas ricas. E vou ser uma pessoa rica também. 

Eu tenho uma mente milionária! 

Ações da mente milionária

Pratique a filosofia Huna, povo do Havaí: "abençoe aquilo que você quer". Ao ver carros e casas bonitas, os abençoe. Leia sobre negócios bem-sucedidos. Abençoe tudo o que vir e gostar. Abençoe também os proprietários desses bens.

Escreva uma breve carta ou e-mail para alguém bem-sucedido em qualquer campo e que você conheça (não precisa ser necessariamente em pessoa), dizendo o quanto você o admira e o respeita por suas realizações.   

 Arquivo de riqueza:

As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos.

As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados.

Pessoas ricas observam outras pessoas bem-sucedidas para se motivar. As vêem como exemplos com os quais podem aprender e dizem a si mesmas: "se elas conseguem, eu também consigo". O modo mais rápido e fácil de enriquecer é aprender como os ricos jogam o jogo do dinheiro. Assim, basta copiar suas estratégias internas e externas. 

Afinal, se você tiver a programação mental idêntica a dos ricos e imitar sua forma de agir, as suas chances de obter os mesmos resultados serão muito grandes. Porém, pessoas de mentalidade pobre, quando ouvem falar do sucesso de alguém, costuma julgar, criticar e ridicularizar. Como é possível se inspirar ou aprender com os indivíduos que você critica? 

Os ricos preferem a companhia dos vencedores, enquanto as pessoas de mentalidade pobre preferem estar perto dos perdedores. É uma questão de conforto. Ricos sentem-se bem com o sucesso dos outros. Já quem pensa pequeno está sempre desconfortável ao lado de indivíduos bem-sucedidos, seja porque tem medo de ser rejeitado ou porque se sente deslocado. Para se proteger, partem para os julgamentos e críticas.  

Faça a declaração: 

Eu imito as pessoas bem-sucedidas. Eu busco a companhia de pessoas ricas e bem-sucedidas. Se elas podem, eu também posso.  

Eu tenho uma mente milionária! 

Ações da mente milionária

Primeiro, procure ler biografias de pessoas ricas e bem-sucedidas. Use as histórias para se inspirar, aprender estratégias de sucesso e copiar a sua programação mental.  

Outra ação: tome um café ou drinque no hotel mais mais chique da sua cidade. Sinta-se à vontade nesse lugar e observe os clientes. Perceba que eles não são diferentes de você. 

Mais uma: identifique uma pessoa ou situação que puxa você para baixo. Afaste-se dessa situação ou ligação ou diminua os contatos. 

  Outra: pare de assistir bobagens na TV e fique longe de conversas destrutivas. Evite fofocas, discussões e falar pelas costas dos outros.  

Arquivo de riqueza:  

As pessoas ricas gostam de se promover.

As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção. 

Não gostar de autopromoção é um dos grandes obstáculos ao sucesso. Em geral, quem reage de forma negativa a vendas e promoções está na pior. Se a pessoa é empregada e não divulgar suas próprias virtudes, outro funcionário que se disponha a fazer isso passará rapidamente à frente na hierarquia da empresa. Já quem tem um negócio próprio ou representa um não terá grandes receitas se não estiver disposto a deixar os outros saberem que ele, seu produto e serviço existem. 

As pessoas ricas, no entanto, exaltam suas próprias virtudes e próprios valores a qualquer um que queira ouvi-las e, quem sabe, fazer negócios com elas também. Há também quem se considere acima da autopromoção. Pessoas que acreditam que são especiais. "Se os outros querem o que eu tenho, elas que me descubram e que venham até mim." Quem acredita nisso está na pior ou estará em breve.  

Faça a declaração: 

Promovo o meu valor com paixão e entusiasmo. 

Eu tenho uma mente milionária! 

Ações da mente milionária

Primeiro, dê uma nota de um a dez para o produto ou serviço que você está oferecendo atualmente (ou pensa em oferecer), de acordo com o grau de confiança que tem nele. 

marketing e vendas. Torne-se um especialista nessas áreas capaz de vender o seu produto ou serviço com sucesso e total integridade.   

Arquivo de riqueza:  

As pessoas são maiores que seus problemas.

As pessoas de mentalidade pobre são menores que seus problemas. 

A estrada para a riqueza e repleta de perigos e armadilhas. E é precisamente por isso que a maioria das pessoas não a percorre. Não querem problemas. Mas é neste ponto que está uma das maiores diferenças entre ricos e pessoas de mentalidade pobre: enquanto os primeiros são maiores que seus problemas, os últimos são menores do que eles. 

Quem pensa pequeno faz de tudo para evitar obstáculos. O segredo do sucesso não é tentar evitar problemas nem se esquivar ou se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade. 

Independentemente de você ser rico ou pobre, os problemas não deixam de existir. Assim, o tamanho do problema nunca é a questão principal, o que importa é o seu próprio tamanho. Se você tem um grande problema, isso quer dizer apenas que você está sendo uma pessoa pequena. Não se deixe enganar pelas aparências. O seu mundo exterior é um simples reflexo do seu mundo interior. 

Os ricos e bem-sucedidos são orientados para as soluções, empregam o seu tempo e a sua energia pensando em estratégias e respostas para os desafios que surgem e criando sistemas para garantir que o problema não volte a ocorrer. Já pessoas fracassadas são orientadas para os problemas. Perdem tempo e energia praguejando e se queixando e raramente encontram soluções criativas para amenizar a dificuldade, muito menos para que ela não volte a surgir. 

Se você se torna um mestre em lidar com problemas e na superação de qualquer obstáculo, o que pode impedi-lo de alcançar o sucesso? A resposta é: nada. E, se nada pode detê-lo, você não para nunca. E, se jamais para, que opções tem na vida? Todas. Com tudo à sua disposição, você apenas escolhe e aquilo é seu. Isso é que liberdade. 

Faça a declaração: 

Sou maior do que meus problemas. Posso lidar com qualquer problema.

Eu tenho uma mente milionária! 

Ações da mente milionária

Primeiro, diante de um grande problema, aponte para você mesmo e repita: "pequeno, pequeno, pequeno!" Depois, respire fundo e decida que você será uma pessoa maior, que não irá permitir que nenhuma dificuldade ou obstáculo estrague a sua felicidade e o seu sucesso. 

Outra ação: registre por escrito um problema que você tem. Depois liste 10 medidas possíveis para resolvê-lo ou, pelo menos, para melhorar a situação. Assim, você deixará de pensar nesse obstáculo e começará a solucioná-lo. 


Quer saber mais? Confira o artigo exclusivo sobre como DOMINAR A ARTE DE SABER RECEBER

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF