A teoria de Maslow, baseada na hierarquia das necessidades de um ser humano, também conhecida como “Pirâmide de Maslow”, é vista como uma das mais importantes teorias de motivação. Trata-se de uma divisão hierárquica, proposta pelo psicólogo norte americano Abraham Maslow (1908-1970).

Como funciona a pirâmide de Maslow

Maslow sugeriu que as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isso significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la.

Transforme sonhos em realidade

Poucas pessoas, ou até mesmo nenhuma, buscam reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.

Portanto, as necessidades se constituem em fontes de motivação e estão agrupadas em sete níveis, sendo graficamente estudadas como uma pirâmide que do topo a base consiste em transcendência e auto realização, cognitivas (conhecimento e compreensão), estéticas, estimas, amor e pertencimentos, segurança, e em sua base, biológicas e fisiológicas.

De acordo com essa teoria, é necessário preencher uma necessidade de cada vez antes de subir mais um degrau da pirâmide. Isso significa que, para se atingir a segurança, é preciso primeiro sanar as ausências básicas, e assim por diante.

O coaching como ferramenta de apoio na motivação

Usando o coaching como ferramenta de apoio na motivação, essas sete necessidades são divididas em dois grupos.

No primeiro, entram as três primeiras, que serão classificadas como objetivas. Essas demandas são preenchidas por questões simples e normalmente presentes em todas as empresas.

No segundo grupo, estão as necessidades subjetivas, que nem sempre podem ser preenchidas com algo material.

Embora elas sejam tão essenciais quanto às objetivas. Essas são mais difíceis de serem conquistadas, pois exigem dos gestores atitude proativa para identificar qual a melhor forma de provê-las. Nesse sentido, as ferramentas de coaching poderão dar o apoio necessário para que os gestores supram todas as necessidades propostas pela pirâmide de Maslow.