Objetivo profissional: o que colocar no currículo?

O objetivo profissional é certamente uma das informações mais relevantes de um currículo.

Trata-se de um texto curto, que em geral resume-se a uma ou duas linhas, onde o candidato informa sua área de atuação e suas expectativas profissionais, o que deseja dentro da empresa em questão.

Independente de uma pessoa tentar uma determinada vaga em seu primeiro emprego, ou possuir anos de experiência, preencher o objetivo profissional é obrigatório para se destacar entre os outros candidatos e garantir uma vaga que realmente seja de seu interesse.

Saiba como o curso de coaching pode te ajudar a conquistar seus objetivos profissionais.

Identificando as expectativas profissionais

Mas antes de começar a procurar a melhor frase para descrever seus objetivos, é importante parar e refletir bem sobre quais são suas expectativas profissionais e pensar com calma em sua carreira para só então escrever um objetivo que seja condizente com suas ambições.

Para se preencher um bom currículo, bem detalhado e sem enrolação, que vá direto ao ponto, as informações devem ser específicas, por isso é importante pensar bem em seu plano particular de carreira, saber em qual momento de sua vida profissional está e o que pretende alcançar em seguida.

Sabendo o que quer, vá direto ao ponto. Não use frases longas e com muitos detalhes.

Diferença entre cargo e atuação

Importante entender também que área de atuação e cargo são coisas diferentes.

Para uma mesma área de atuação existem diferentes cargos em que um profissional pode se encaixar.

Seja específico ao indicar a área que deseja atuar, mas evite nomear o cargo. Por exemplo, ao invés de descrever “Desenvolvedor de sistemas” no objetivo, prefira colocar “Atuar na programação de sistemas em JAVA, PHP, banco de dados MySQL e ferramentas para web”.

O ideal é que os dados de experiência profissional sejam preenchidos como tópicos detalhados, porém de fácil entendimento, com o nome da empresa, se atuou fora de seu país, o seguimento da empresa, a data de início e término, o cargo que atuava, e a descrição de sua função com as principais atividades e resultados.

Refletir sobre seus objetivos profissionais é um exercício saudável que pode, e deve ser feito regularmente e não apenas na hora de fazer um currículo, pois quando se sabe identificar o próprio perfil profissional, fica claro o que a candidato quer, buscando facilmente novas oportunidades.