Quem trabalha com excelência e gera resultados precisa manter o foco em diversas situações. A programação neurolinguística (PNL) estuda os padrões mentais e emocionais desses profissionais, que devem administrar adversidades, imprevisibilidades e novas demandas.

A pessoa tem que saber exatamente o que quer e quanto o resultado é importante para a empresa e sua carreira. A PNL ajuda a controlar seus pensamentos, objetivos e sentimentos, tendo domínio sobre si e a manter seu foco.

Mantendo o Foco

1 – Tudo o que a pessoa foca, se expande. Por isso, quem quer alcançar um objetivo precisa canalizar a atenção e deixar outros assuntos de lado, dessa forma esse comportamento se transforma em um compromisso, gerando resultado.


2 – Evite dispersar a atenção ou desvirtuar o foco do que está envolvido.

Nos tempos atuais, as pessoas se dispersam o tempo todo dos seus afazeres, acessando internet, desviando a atenção em redes sociais e absorvendo grande quantidade de informações, ficando cada vez mais ansiosas e desperdiçando tempo com situações irrelevantes.


3 – Para se ter mais foco, é necessário definir uma meta em várias etapas, construindo para cada uma delas um ganho visível e relevante. Utilize palavras que gerem autonomia na meta e no foco. Ou seja, substitua os verbos devo, preciso e tenho, por quero, posso e vou fazer.


4 – Observe o que dá vontade de prosseguir e o que o distrai, identificando onde se foca quando prossegue e onde se foca quando se distrai.

A mente humana presta atenção em algo por 45 minutos e depois precisa de uma pequena pausa. Você pode construir pausas que coloquem a atenção em assuntos que distraem a mente durante cinco minutos, para oxigenar as ideias e aumentar a motivação.


5 – Força de vontade é essencial. Um dos fatores que limitam um profissional de alcançar determinado foco é pensar que a concentração só vale à pena se tiver sorte e se fizer grande esforço.

Um profissional se esgota quando não define um foco para seus objetivos, o que requer mudanças para poder proporcionar resultados melhores para sua empresa e sua carreira.

  0   0

Sulivan França

Sulivan França

Presidente da SLAC Coaching

Atual Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França é Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto a International Association of Coaching (IAC) além de Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes.