Segundo o dicionário da língua portuguesa, ser empreendedor, significa ter a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo.

Porém, há apenas alguns anos esse termo não fazia parte oficial da língua portuguesa. Isso obviamente não quer dizer que não haviam empreendedores no passado, mas na verdade, é que por causa dos deles é que tudo vem acontecendo dessa forma. E atualmente, o conceito não só passou a existir no dicionário brasileiro, como trouxe consigo novas possibilidades.

O empreendedorismo no Brasil
Atualmente no Brasil, existe uma verdadeira gama em expansão de empreendedorismo, seja através de novas empresas próprias ou franquias, no mercado formal ou informal, investindo paralelamente ao emprego ou se aventurando em expediente completo.

Transforme sonhos em realidade

Muitos brasileiros investem cada vez mais em ter seu negócio próprio para buscar a liberdade das amarras do emprego formal ou do patrão, desafiando e vencendo seus limites, buscando algo melhor para sua vida e para de sua família.
O Brasil é considerado o país dos concursos, e atualmente, mais do que nunca, também o país do empreendedorismo com oportunidades aparecendo para todos aqueles que sabem percebê-las e aproveitá-las.

Muitas pessoas conseguem, através de trabalho e visão empresarial, vencer e criar empresas de sucesso que acabam até se tornando referência no ramo e comunidade onde atuam e, isso prova que é possível se obter sucesso, basta ter a visão da oportunidade e estar preparado para aproveitar a chance que aparece no momento oportuno.

Uma ótima ferramenta que vem despontando no mercado atualmente e surpreendendo a muitos empresários, é o coaching. Muito utilizada na América do Norte e na Europa, vem ganhando cada vez mais espaço auxiliando empreendedores brasileiros a terem sucesso em suas jornadas através da aceleração de resultados baseada em analise de cenários, planejamento e acompanhamento motivacional.

Coaching: Metodologia de processo
O coaching é uma metodologia de processo, diferindo-se da consultoria tradicional ao focar em levantar questionamentos e não fornecer conselhos ao cliente. Ele pode ajudar o empreendedor desde o início de seu processo, estabelecendo o foco evitando que se perca no caminho.

A principal qualidade dessa metodologia é a de estabelecer um processo de planejamento maleável baseado no próprio cliente e seus recursos, sem receita pronta, em co-criação e o levando a refletir sobre cada passo dado, com seus ganhos e perdas levando a saída da zona de conforto e a analise de si por completo, convidando-o a pensar e refletir como usar seus próprios recursos para atingir seu objetivo e, com isso, tornando a realização do mesmo mais palpável e atingível.

Muitas empresas quando estão sendo iniciadas tendem a fracassar por diversos motivos, como falta de planejamento, falta de foco no objetivo, ausência de uma análise apropriada para o empreendedor saber se tem aptidão para aquele negócio, falta de incentivo e motivação, despreparo, escolha do negócio não congruente com os valores da pessoa.

Para se obter sucesso e evitar esses problemas, o ramo de coaching se encaixa no perfil do empreendedor em um mix de life coaching, coaching de carreira e business coaching, onde estarão sendo alinhados e analisados aspectos dessas três partes da vida do cliente. Dessa forma, auxilia a estabelecer uma rota sistêmica e ecológica segura baseada em dados levantados sobre seu estado atual nesses segmentos de sua vida e na situação desejada.

No mundo empresarial altamente concorrido o empreendedor precisa estar alinhado com seus valores, mantendo o foco e sendo competitivo, para isso o coaching tem muitas ferramentas a disposição e, se usado de forma correta, pode ajudar, e muito, o empreendedor dedicado e decidido a ter sucesso. Acima de tudo, o coaching é um processo de apoio e autodescoberta visando à tomada das melhores decisões para o momento.