O que é liderança positiva?

Nas organizações, a liderança tornou-se de um modo geral uma competência gerencial em que o líder estimula sua equipe a atingir bons resultados.

O conceito de liderança positiva tornou-se essencial para o trabalho em equipe.

Hoje, não se trata apenas de liderar pessoas, mas produzir resultados positivos através de desempenho acima da média.

Com este tipo de liderança, todos os liderados se destacam, pois não é uma liderança de privilégios nem de privilegiados, mas de valorização das virtudes individuais no grupo. Cada integrante da equipe é chamado a colocar seus dons a serviço da corporação, fazendo-o sentir-se parte do todo.

Como exercer a liderança positiva

Para exercer a liderança positiva com eficácia dentro de uma corporação é preciso entender que tudo começa com as pessoas, que o trabalho depende delas e que um ambiente positivo tem a possibilidade de gerar melhores resultados.

A liderança positiva é um processo que começa na própria consciência da pessoa, ou seja, deve primeiro ser líder de si mesmo, para depois liderar os outros.

Para que isso ocorra, o líder deve rever a própria postura pessoal frente ao grupo, sempre observando os objetivos e metas da corporação e do mercado, trabalhando de maneira harmônica e integrada com sua equipe na busca dos resultados. É preciso também não se descuidar dos interesses pessoais, como sucesso, crescimento profissional, necessidades familiares, entre outros, buscando sempre a felicidade.

As posições de um líder

Também deve aprender a elogiar mais do que criticar, sem deixar de ser franco, ter espírito de equipe, administrar corretamente seu tempo, estimular as ações positivas dos seus liderados, expor ideias com clareza e convicção, passar confiança e entusiasmo, com visão conectada à ação, sendo firme nas suas posições.

A liderança positiva é moderna e conectada ao seu tempo. Sabe que a sociedade atual funciona em rede e que a equipe não pode ficar isolada dos acontecimentos da corporação e do mundo e que o conhecimento está ao alcance de todos. Integridade, confiança e maturidade fazem parte do seu vocabulário.