Gestão do conhecimento com coaching

A gestão do conhecimento é uma disciplina que vem chamando cada vez mais a atenção nas organizações, por se tratar de uma área transversal que cuida do conjunto de tecnologias e processos cujo objetivo é apoiar a criação, a transferência e a aplicação do conhecimento.

Seu conceito é complexo e multifacetado, por isso o desenvolvimento e a implementação da gestão eficaz do conhecimento requerem rica fundamentação.

Benefícios da gestão de conhecimento

Utilizando uma gestão bem elaborada, que consegue coletar, estudar e utilizar corretamente o imenso volume de dados gerados constantemente, tanto nas operações externas, quanto em suas transações internas, a empresa pode diminuir os gastos em produtos e investir em capital intelectual, o que, por sua vez, gera um melhor custo-benefício, investindo em recursos como propagandas focadas em público alvo, dentre outros.

Leia também nosso texto sobre Big Data e a gestão do conhecimento nas empresas.


O coaching como ferramenta estratégica de gestão

Este conceito surgiu na década de 1990 e não deve ser visto apenas como um modo de eficiência operacional, mas sim como parte de uma eficiente estratégia empresarial.

O coaching é uma ferramenta estratégica para os gestores, que com suas técnicas, apoia o aprimoramento de habilidades para que o indivíduo possa encontrar melhores formas de atingir seu potencial, definindo objetivos e alcançando com mais facilidade as suas metas, gerando melhores resultados pessoais e organizacionais.

As empresas que utilizam os métodos de coaching em sua gestão de conhecimentos tendem a potencializar suas lideranças e seus liderados, visando à alta performance, otimização das habilidades de comunicação, negociação e delegação, desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe e relacionamentos interpessoais, de forma transmitir corretamente a cultura organizacional e a prepará-los para a realização de atividades, visando sempre o alcance de melhores resultados.