Cultura organizacional

Como anda a cultura organizacional da sua empresa? Independente do porte da organização, de ser cuidadosamente planejada ou fluir de acordo com os relacionamentos interpessoais, a cultura organizacional existe.

Ela pode ser inclusive um ponto forte ou fraco para o negócio. Isso porque quando a gestão organizacional é eficaz, a cultura da empresa pode tornar a comunicação assertiva, além de prevenir conflitos internos, entre outros problemas.

O que é cultura organizacional

“O conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros de uma organização”. Essa é a definição de Idalberto Chiavenato para cultura organizacional.

Planejada estrategicamente ou não essa reunião de comportamentos e regulamentos é algo inevitável em qualquer empresa. Dessa forma, o ideal é escolher um tipo de cultura organizacional que seja funcional e eficaz para garantir bons relacionamentos interpessoais entre colaboradores e lideranças. Além de excelentes resultados tanto na produtividade quanto na formação de embaixadores da marca.

Cultura organizacional forte depende diretamente da atuação do líder

Uma cultura organizacional forte requer comprometimento do líder da empresa. Isso porque é ele quem se relaciona diretamente com os diferentes públicos da organização constantemente, o que possibilita o melhor compartilhamento dos valores institucionais.

Uma dica para facilitar o desenvolvimento da cultura organizacional é investir em treinamentos para líderes, capacitando sua liderança e formar gestores coaching. Dessa forma, a gestão organizacional se torna mais simples e eficaz.

8 sinais que sua empresa tem cultura organizacional forte

• Atuação positiva do líder em relação ao comportamento dos colaboradores

• Valores organizacionais bem definidos

• Investimento em treinamento adequado

• Incentivo ao desenvolvimento das pessoas da empresa

• Formação natural de embaixadores da marca

• Relacionamentos interpessoais que colaborem para a alta produtividade e obtenção de resultados positivos

• Torne o trabalho em equipe eficaz

• Redução do turnover


Outro ponto importante é a aprendizagem organizacional. Algumas práticas inclusive estão vinculadas à própria cultura da organização como uma imersão cultural na missão, visão e valores da instituição.

Há também empresas que adotam a cultura de designar colaboradores mais antigos e com vasta experiência profissional para ensinar aos recém-chegados. Essa prática, muito comum na formação de executivos, é conhecida como mentoring. Mas, é preciso preparação adequada para ser assertiva e eficaz.

A cultura organizacional pode estimular o desenvolvimento dos colaboradores. Incentivar que os funcionários aprimorem seus conhecimentos com cursos gratuitos in company, por exemplo, é uma das formas de aprendizagem organizacional em grupo.

Deixar claro para os funcionários o plano de cargos e salários faz parte da cultura organizacional de empresas modernas. Com essa prática, os colaboradores que trabalham na companhia conseguem vislumbrar até onde podem chegar e os caminhos a trilhar. O que influencia positivamente na motivação, já que há retenção e valorização de talento.

Mudança organizacional

Para estar sempre à frente da concorrência, a mudança organizacional muitas vezes é uma necessidade. Em alguns casos, as modificações se limitam aos processos, mas em determinadas situações toda a base da cultura da empresa precisa ser alterada.

Mas, como implementar tais modificações no ambiente empresarial sem gerar conflitos? Uma dica importante para prevenir esse tipo de problema é buscar ajuda profissional de um coaching especializado em mudança cultural nas empresas.

Dessa forma, o coach irá prestar uma consultoria organizacional eficaz para facilitar que os colaboradores lidem melhor com as mudanças na empresa.

Sua empresa conta com profissionais de coaching para auxiliar em momentos de mudança?
Deixe um comentário contando sobre os maiores acertos da cultura organizacional da sua empresa.