Reuniões intermináveis e seus efeitos negativos

Os começos ou fins de mês são sofríveis em algumas empresas por um motivo em especial, as extensas reuniões. Esses encontros geralmente são marcados para apresentar resultados e contam com vários setores da empresa. Acabar com essas reuniões exaustivas e pouco eficientes é um tabu para muitas empresas porque faz parte de uma cultura longeva.

Efeitos das reuniões longas para os colaboradores

Pode parecer que reuniões longas como essas, apesar de aborrecer, não causam efeitos devastadores. Mas, a realidade é que isso pode estar entre os principais fatores de desestímulo dos colaboradores. Os encontros passam da seara da apresentação de resultados para a de comportamento humano, porque influenciam diretamente no rendimento dos profissionais, não apenas por tirá-los de suas tarefas por longas horas, mas porque não há tolerância no caso de atraso das demandas por conta das reuniões, o que desestimula o funcionário.

A culpa na demora nas reuniões geralmente está na quantidade muito grande de informações para serem passadas ou mesmo pela prolixidade dos apresentadores. As reuniões precisam, portanto, ser concisas e diretas. A eficiência que a empresa cobra de seus funcionários no dia a dia também deve estar presente nesses encontros. Nenhuma reunião deve levar mais tempo que a quantidade de horas que os funcionários utilizam para realizar o trabalho.

Por meio da formação para Líder Coach, o gestor irá aprender técnicas para tornar sua equipe mais produtiva.