A avaliação de desempenho é uma das maneiras que as empresas podem usar para mensurar o potencial da equipe.

A produtividade está diretamente ligada ao engajamento dos funcionários de uma empresa, além da tecnologia empregada, assim sendo, deve ter estimativa apropriada sobre a performance dos colaboradores.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta para gestão, com a finalidade de avaliar a atuação de uma pessoa ou equipe de funcionários em relação à empresa. Consiste numa maneira de identificar, fazer diagnóstico e análise das entregas e do comportamento do funcionário.

Isso pode ser realizado de acordo com o período estabelecido pela corporação, levando em conta seu conhecimento sobre a atividade que realiza, posicionamento profissional, maneira de se relacionar com os colegas de trabalho, entre outros critérios.

Veja Também: Benefícios do Coaching para Profissionais de RH

Os resultados da avaliação de desempenho podem contribuir de várias formas com um negócio, orientando inclusive sobre caminhos a seguir para uma tomada de decisões. Os gestores podem observar se a colocação do profissional condiz com a cultura ou filosofia da empresa, de acordo com os valores e missão corporativa.

Se a conclusão for positiva, a empresa pode propagar sua cultura corporativa por meio do funcionário, orientando outras pessoas por meio de atitudes. Caso o funcionário avaliado se mostre em desacordo com a cultura da empresa, deverá rever sua metodologia de trabalho e fazer o possível para se enquadrar nos objetivos almejados.

Descobrindo Novos Talentos

A empresa também pode descobrir novos talentos e utilizá-los para bom desempenho geral. Dessa maneira, um gestor pode confirmar se suas atribuições estão bem distribuídas ou se o remanejamento de alguns funcionários pode ser uma alternativa para melhorar produtividade.

A empresa também tem a opção de usufruir de diversos benefícios, ao utilizar a avaliação de desempenho, analisando as perspectivas de carreira pretendidas pelo profissional em paralelo ao que a empresa necessita. Isso ajuda a promover um alinhamento entre os objetivos e os resultados a serem atingidos por ambas as partes.

Quando não há aproximação, provavelmente a relação entre o profissional e a empresa não gere bons resultados, devido à divergência de objetivos. Porém, quando os dois lados conseguem enxergar os benefícios, será uma ferramenta favorável ao engajamento dos indivíduos e crescimento empresarial.

O processo de avaliar o desempenho dos funcionários, referenciado na precisão, coloca de lado deduções precipitadas a respeito do comportamento das pessoas.

Toda a avaliação desenvolvida se transforma em dados precisos, sem perigo de injustiças ou medidas ineficazes. Por isso recomenda-se que os feedbacks se baseiem sempre em comportamentos observáveis, evitando avaliações subjetivas.

Os gestores da corporação podem fazer a avaliação baseados em metodologia específica ou tendo suporte das pessoas de RH, que possuem ampla experiência nesse assunto e conhecem vários métodos de avaliação.

O setor de RH dentro de uma empresa tem a finalidade de promover melhor integração entre os funcionários, os gestores e a empresa. Por isso, tanto o gestor como a equipe administrativa devem acompanhar com critério os resultados da avaliação de desempenho da equipe de RH.

Vale destacar que alguns pontos precisam ser considerados para a realização da avaliação de desempenho.

Os principais são a análise diária do comportamento da pessoa, rápida identificação dos problemas com motivação do grupo e resolução de conflitos, entrevistas formais a serem efetuadas periodicamente observando os resultados e definindo metas para melhoras, e por fim, a definição de um período para a avaliação de desempenho é essencial para estimular as pessoas a manterem a produtividade.