Ética profissional: o diferencial dos colaboradores bem-sucedidos

Experiência profissional, dedicação e capacidade para realizar um trabalho de qualidade são apenas alguns dos itens que, somados, passam credibilidade profissional em qualquer área de atuação.

Entretanto, para conquistar uma carreira de sucesso, também é necessário ter ética profissional no ambiente de trabalho e, para isso, é fundamental se relacionar bem com os colegas, ter facilidade para trabalhar em equipe, respeito, transparência na comunicação e flexibilidade nas atividades exercidas, ou seja, ética profissional.

O conceito de ética profissional

A ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a “consciência” do profissional e representam imperativos de sua conduta.

Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo, cumprindo os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.

Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação.

O indivíduo que tem ética profissional cumpre com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho. No entanto, há elementos da ética profissional que são universais e por isso, aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência, respeito etc.

A relação mútua de respeito

A pessoa que tem a ética profissional como diferencial conquista respeito mútuo dentro da organização, tanto de seus companheiros de equipe, quanto de seus superiores ou subordinados, pois consegue passar o que pensa de forma educada e coerente, ouvindo o que os outros desejam de forma empática e dentro das normas éticas pessoais e da empresa.Saiba também porque a ética profissional é essencial para liderar uma equipe de sucesso.