Escrito por Sulivan França - 11 de Novembro de 2019

Ao menos uma vez na vida, você já deve ter se perguntado se suas escolhas profissionais estão alinhadas com aquilo que é seu propósito maior. Reflita: trabalhar com algo que tenha real conexão com o que consideramos nossa missão, visão e nossos valores é um grande desafio. 

Além disso, é comum que o indivíduo precise buscar estímulos para alcançar suas metas e objetivos. No entanto, encontrar propósito no trabalho é algo que injeta mais qualidade na vida pessoal de quem se propõe a encarar tal tarefa. Quem trabalha com o que gosta sempre vai querer fazer mais. 

Por extensão, isso acaba impactando positivamente na produtividade do profissional, que ao desejar fazer a diferença, se empenha mais. Desta forma, ter um propósito de vida em sintonia com a carreira escolhida pode ajudar a pessoa a chegar onde quer na vida profissional.

Não há dúvida de que um trabalho com propósito é algo muito mais recompensador do que um emprego que sirva apenas para pagar as contas do dia a dia. Mas quais são os primeiros passos? 

A verdade é que fica cada vez mais evidente que não existe uma receita de bolo quando o assunto é ter um propósito claro em relação às escolhas profissionais. Isso é um trabalho que envolve doses de autoconhecimento e autoconsciência. 


Lições de propósito

Durante 15 anos, Nathan Gebhard, Brian McAllister e Mike Marriner, co-fundadores da série de TV Roadtrip Nation, veiculada numa rede pública dos EUA, entrevistaram pessoas que criaram carreiras a partir de algo que amavam.

Fotógrafos, designers, cientistas, jornalistas e empreendedores. A ideia era descobrir o que eles tinham em comum e compartilhar os ensinamentos. Um resumo do que o trio descobriu está neste artigo, publicado no site da revista Success. Confira três dicas:

 

1) Abandone ideias desalinhadas sobre você mesmo

Desde quando nascemos, as expectativas da família, dos amigos e da sociedade são acumuladas em nós e formam limites em relação aos nossos sonhos. Vivemos mergulhados nas visões de sucesso de outras pessoas.

Tais ideias sobre quem devemos ser e o que devemos fazer tendem a invadir nossa mente e dominar nossas aspirações. Com isso, seguimos caminhos que não são nossa escolha, e décadas podem passar antes que percebamos que estamos vivendo a vida de outra pessoa.

Mas, como assumir o controle? 

Estude você mesmo. Faça perguntas sobre onde você está indo e por quê. Coisas como: 

- Estou aqui por causa de minhas próprias escolhas ou dos desejos dos outros? 

- Estou envolvido no meu trabalho ou vivendo pelos finais de semana? 

- Estou sendo fiel a mim mesmo? 

Se tudo for alarmante, pare de escutar os outros e ouça suas próprias necessidades.


2) Defina o que o sucesso significa para você.

Registramos todos os nossos movimentos, buscamos eliminar imperfeições e compartilhamos com o mundo para aprovação. Portanto, não é de admirar que estejamos presos na armadilha da validação externa, tomando decisões com base em como elas aparecerão nas redes sociais. 

As pessoas que encontram a felicidade autêntica olham para além da visão de sucesso da sociedade e a definem por si mesmas. Como fazer isso? Fuja da panela de pressão que causa inveja nas mídias sociais, da agitação diária e pense no que é realmente importante para você.

Divida sua visão de sucesso em categorias: 

- O que significa sucesso para você financeiramente? 

- Com a família? 

- No trabalho? 

Sua prioridade pode ser a estabilidade financeira, passar tempo com familiares ou a capacidade de trabalhar por si próprio. Identificar isso o ajudará a descartar caminhos incoerentes com seus valores e encontrar o que se encaixa.


Aceite que você continuará mudando

O que satisfaz aos 25 anos provavelmente não será suficiente aos 45. Portanto, mesmo que você encontre algo que o fisgue, você irá evoluir. E com o ritmo de mudança, aquilo pode não existir da mesma forma no futuro.

À medida que as mudanças se aproximam, não lute com elas. Faça ajustes. Se você estiver explorando áreas que lhe interessam e expandindo suas habilidades em direções laterais, não apenas abordará o que está sendo apresentado; você evitará a estagnação.

É mais fácil do que nunca organizar suas capacidades para permanecer relevante para o mundo e para si mesmo. Participe de uma aula on-line, assista a um tutorial do YouTube, vá a um encontros de pessoas com interesses semelhantes ou siga alguém no Twitter que o inspira.

Conte conosco e com nossos cursos para chegar aonde você quer, do jeito que você quer.

E-book Carreira

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!